segunda-feira, 12 de abril de 2021

Mais de 90 municípios cearenses registram chuvas

Foto: Daniel Silva/Arquivo Pessoal

Mais de 100 municípios receberam chuva entre as 7h deste domingo (11) e as 7h desta segunda-feira (12), segundo o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Choveu em pelo menos 105 municípios, e é o segundo dia seguido com precipitação em mais de 90 cidades. Os dados serão atualizados no decorrer do dia pelo órgão.


Até o momento, as maiores precipitações informadas aconteceram em Icó (90 milímetros), Iracema (87 milímetros) e Iguatu (82 milímetros), que são municípios da Região Centro-Sul. Entre o sábado e domingo – considerando o mesmo intervalo de 7h às 7h -, houve registros de chuvas em 98 municípios.


De acordo com a Funceme, as chuvas de domingo para segunda-feira, na porção Centro-Sul do Estado, estão relacionadas à formação de áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste.


Previsão indica chuvas mais abrangentes até a próxima quarta-feira

O Ceará deverá apresentar condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões até a próxima quarta-feira (14), pelo menos.


Conforme análise realizada pela Funceme na manhã desta segunda-feira, o início desta semana deverá apresentar chuvas mais abrangentes no Litoral Norte, na Ibiapaba e no Cariri, principalmente entre tarde e noite. Nas demais regiões, precipitações isoladas.


Já para terça (13) e quarta, a Funceme aponta previsão de eventos de chuva em todas as macrorregiões, ou seja, tendência que os registros de precipitações sejam observados em mais de 50% da área de cada região.


Os acumulados previstos para este início de semana se dão pela expectativa da formação de áreas de instabilidade oriundas do norte e leste do Nordeste, assim como a partir da atuação de sistemas locais, como brisa marítima (correntes de ar que se deslocam do continente para o oceano durante a noite), além de outros fatores físicos locais como temperatura e relevo.


Em relação a rajadas de vento, o dia de hoje deve continuar apresentando rajadas de cerca de 50 km/h ao longo do dia, principalmente nas macrorregiões do litoral.



*Da redação do BFJR, com G1 CE.