quarta-feira, 21 de abril de 2021

No Dia Mundial da Terra, 22 cidades cearenses receberão Selo Município Verde

Foram anunciados os 22 municípios cearenses que serão certificados com o Selo Verde, que contempla cidades que se destacam por relevantes práticas ambientais, de dois em dois anos. A solenidade de entrega ocorrerá no dia 22 de abril, no Dia Mundial da Terra, às 9h30, de forma virtual, transmitida pelo canal da Sema no YouTube (SemaSecretariadoMeioAmbiente), correspondendo à avaliação feita pelo Comitê Técnico referente aos anos de 2018 e 2019.


O secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, informa que por conta da pandemia, teve que suspender a solenidade de certificação que ocorreria em dezembro do ano passado. “A ideia é estimular os critérios de desenvolvimento sustentável, para que eles se espalhem por todo o Ceará. No Dia Mundial da Terra, é importante que este exemplo seja seguido por todos”, explica.


No certificado, está indicado a Categoria (A, B ou C) na qual os municípios foram classificados. O Comitê Gestor do Selo Município Verde deliberou, nesta 13ª Edição, a Certificação Selo Município Verde somente nas categorias B e C. A categoria B indica que o município está caminhando para a Gestão Ambiental adequada, mas com problemas a superar. Já a C indica que o município tende a melhorar para chegar à implantação de uma política ambiental que garanta o seu desenvolvimento sustentável, e que já existe um canal para isso.


12 Municípios receberão o Selo Município Verde na categoria C, sendo eles: Acaraú, Acopiara, Barreira, Caucaia, Crato, Farias Brito, Icapuí, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Mulungu e Piquet Carneiro.


10 Municípios receberão o Selo Município Verde na categoria B: Brejo Santo, Capistrano, Crateús, Fortaleza, Morada Nova, Nova Russas, Novo Oriente, Pacatuba, Sobral e Várzea Alegre.


A Certidão Selo Município Verde, embora seja do governo do Estado, idealizado, implantado e presidido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), é concedido por um Comitê Gestor formado por representantes de 20 instituições: Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Turismo (Setu), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Vale do Acaraú (Uva), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Associação dos Gestores do Ceará (Agace), Ordem dos Advogados do Brasil – secção CEARÁ (OAB-CE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), Grupo de Interesse Ambiental – (GIA) e Ministério Público Estadual (MPE/Caomace).


*Da redação do BFJR, com Governo do Ceará.