quarta-feira, 28 de abril de 2021

Secretaria da Saúde orienta municípios do Ceará a reter vacinas para garantir segunda dose

(Foto: Thais Mesquita)

Temendo desabastecimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) enviou orientação aos 184 municípios do Estado, nesta terça-feira, 27, pedindo que as prefeituras retenham vacinas contra a Covid-19 para garantir a aplicação da segunda dose em quem já recebeu a primeira.


A orientação ocorre um dia após o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, alertar estados e municípios sobre uma possível diminuição no ritmo de fornecimento da CoronaVac por causa de atrasos na importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) utilizado na fabricação da vacina. “Em face do retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade [na produção], tanto que essa semana não temos previsão de chegada de CoronaVac, só daqui a 10 dias”, revelou Queiroga.


O Ministro ainda acrescentou que, com a queda na produção da vacina, as prefeituras precisam guardar as doses que serão utilizadas na segunda aplicação para garantir a imunização das pessoas que já receberam a primeira dose.


Desde março, a orientação do Ministério da Saúde era que todas as vacinas enviadas aos municípios, tanto a CovonaVac quanto a Astrazeneca/Oxford, fossem utilizadas para a primeira dose (D1), sem a necessidade de reserva de metade dos lotes para a aplicação da segunda dose (D2).


Com a nova orientação do Governo Federal, a Sesa reforça que, caso as vacinas destinadas para a primeira aplicação se esgotem antes da chegada de um novo lote, os imunizantes reservados para a D2 não devem ser usados como D1.


“É importante que nesse momento os municípios não utilizem a D2 como D1. Com a irregularidade na fabricação e do envio dessas vacinas, é necessário que se resguarde sempre a segunda dose das pessoas para que elas completem a imunização", disse a secretária-executiva de Vigilância e Regulação do Ceará, Magda Almeida, reafirmando que essa mesma recomendação já havia sido feita a todos os municípios cearenses desde o início da campanha de vacinação, em janeiro.


Vacinômetro

De acordo com a plataforma vacinômetro, gerenciada pela Sesa, os municípios cearenses já aplicaram 1.282.110 (um milhão duzentos e oitenta e dois mil e cento e dez) vacinas contra a Covid-19 referentes à primeira dose, número que corresponde a 97,62% das 1.313.380 (um milhão trezentos e treze mil e trezentos e oitenta) enviadas pelo Ministério da Saúde ao Ceará para a primeira aplicação (D1).


Já em relação à D2, o percentual de aplicação chega a 67,98%, com utilização de 608.324 doses das 894.795 recebidas até esta terça-feira pelo Estado.

 


*Da redação do BFJR, com O POVO.