quarta-feira, 28 de abril de 2021

Seduc lança seleção de bolsistas para atuarem como educadores sociais do Protagonismo Estudantil, no Ceará

Foto/Guia do estudante

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou chamada pública para seleção de profissionais para atuarem como educadores sociais da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil, por meio do Programa Aprender pra Valer.


Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1.520,00, durante sete meses, e auxiliarão na linha de ação em apoio à continuidade dos estudos com vistas ao ingresso no ensino superior.


As inscrições seguem abertas até o próximo dia 5 de maio, somente pela internet. A carga horária será de 40 horas semanais.


Os interessados precisam atender a alguns critérios, como ter Licenciatura Plena em Pedagogia ou Letras (Língua Portuguesa/Literatura), ou ser graduando em formação de nível superior, estando por concluir os últimos 3 semestres, com experiência mínima de dois anos em transferência tecnológica na área do projeto, conforme as licenciaturas citadas.


Os educadores sociais trabalharão no desenvolvimento de projetos como o Círculos de Leitura, que propõe a formação de leitores reflexivos e dotados de capacidade para uma melhor compreensão de textos; o Grêmio Estudantil, que valoriza a atuação política e protagonista dos estudantes no ambiente escolar; o Enem Não Tira Férias, que tem por finalidade mobilizar e preparar os  estudantes para o Exame; o Festival Alunos que Inspiram, que promove a interação dos alunos por meio da cultura; entre outros. Por meio dessas ações, a Seduc vem potencializando o desenvolvimento institucional de projetos voltados para o protagonismo estudantil nas escolas da rede pública estadual de ensino.


Os bolsistas desenvolverão suas atribuições de forma remota, em articulação com a Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e com as 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).


Acesse a chamada pública.

 

*Da redação do BFJR, com Governo do Ceará.