quarta-feira, 5 de maio de 2021

15 cidades podem iniciar a 3ª fase da vacinação contra Covid-19, no Ceará

(Foto: JÚLIO CAESAR)

A terceira fase de vacinação contra a Covid-19 pode ter início em 15 municípios cearenses. Isso porque estes locais já vacinaram mais de 90% de seus idosos, contemplados nas fases 1 e 2. A informação é da secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, em entrevista ao O POVO nesta quarta-feira, 5.


"Em Fortaleza, serão utilizadas as doses da Pfizer. No Interior, será AstraZeneca e Coronavac, quando chegar novas doses", explica. A secretária afirma ainda que mais doses de Coronavac devem chegar até o final da semana, entre quinta-feira e sábado. "Ainda não há confirmação do Ministério da Saúde sobre quantidade, mas deve chegar no lote semanal."


Veja a lista de municípios que podem começar a vacinar grávidas, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes:

Cariré

Catunda

Chaval

Cruz

Fortaleza

Iracema

Irauçuba

Pindoretama

Porteiras

Quiterianópolis

Sobral

Tamboril

Tarrafas

Tururu

Várzea Alegre

 

Documentos

 

Para ser vacinado é necessário apresentar comprovação da condição médica. Assim, os agendados devem levar atestados, além de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Aqueles que possuem doenças crônicas ou deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano.


No caso das gestantes, é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal. Já no caso das puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), será necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê.

 

*Da redação do BFJR, com O POVO.