quinta-feira, 20 de maio de 2021

Barbalha, Brejo Santo e Crato estão entre as 26 cidades do Ceará aptas a receber doses da vacina Pfizer contra Covid-19; confira

— Foto: Divulgação/Mariana Ferreira

Vinte e seis municípios do Ceará foram aprovados pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE), como aptos a receber doses da vacina contra Covid-19, Pfizer/BioNTech. Até esta quarta-feira (19), apenas Fortaleza utiliza o imunizante, devido às condições logísticas de distribuição e armazenamento.


A CIB é um colegiado permanente de gestores da área da Saúde do Estado e dos municípios para discussão e negociação das questões operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A comissão foi instituída em 2004 por decreto.


Veja a lista dos municípios elegíveis ao recebimento da Pfizer:

Acaraú

Aquiraz

Aracati

Barbalha

Baturité

Brejo Santo

Camocim

Canindé

Caucaia

Crateús

Crato

Eusébio

Fortaleza

Horizonte

Itaitinga

Juazeiro do Norte

Icó

Iguatu

Limoeiro do Norte

Itapipoca

Maracanaú

Quixadá

Russas

Sobral

Tauá

Tianguá

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que comunicará oficialmente sobre os municípios que vão poder imunizar com as vacinas da Pfizer após todas as informações e procedimentos terem sido acordados com os municípios.


Vacinação no Ceará

O Ceará aplicou, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, 2.449.684 doses de vacinas contra o novo coronavírus. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (19) no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).


Das 2.449.684 doses aplicadas no estado do Ceará, de acordo com a Sesa, 1.528.665 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, enquanto 921.019 pessoas foram imunizadas com as duas aplicações.


Além disso, o Ceará já recebeu um total de 3.478.300 doses de vacinas contra a Covid-19, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde.


Novas vacinas

Um novo lote de vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Ceará na noite desta terça-feira (18). A remessa contém 25.740 doses do imunizante, e aterrissou no Aeroporto de Fortaleza por volta de 22h.


O governador do estado, Camilo Santana (PT), já havia anunciado mais cedo a chegada das vacinas. "Ainda hoje [terça-feira], de acordo com o Ministério da Saúde, o Ceará receberá 25.740 doses da Pfizer, em voo previsto para pousar às 22h. Continuamos na luta para que venham mais vacinas para todos os cearenses", escreveu Camilo.


A vacina da Pfizer, por demandar condições específicas de armazenamento em baixa temperatura, será aplicada somente na população de Fortaleza, segundo recomendação do Ministério da Saúde.


O refrigerador que será usado para armazenar as doses do novo imunizante está disponível na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

 


*Da redação do BFJR, com G1.