quarta-feira, 5 de maio de 2021

Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até sexta-feira (7).


O Ceará deve seguir com cenário favorável para registros de chuva em todas as macrorregiões até a próxima sexta (7), conforme previsão do tempo atualizada na manhã desta quarta-feira (5) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é que as maiores precipitações ocorram entre hoje e amanhã.

As análises realizadas pelos meteorologistas indicam que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se localizada entre 1º e 2°S, ou seja, próximo à região norte do Nordeste, com isso, a porção centro-norte (faixa litorânea, Ibiapaba e Maciço de Baturité e norte da região Jaguaribana) deverá seguir mais favorável aos principais acumulados.
 
Ao longo desta quarta, a Funceme indica que áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste deverão atuar em conjunto com a ZCIT. Além de precipitações mais contínuas no centro-norte, Cariri e Sertão Central e Inhamuns poderão apresentar registros entre tarde e noite.

Para quinta-feira (6), o predomínio será de instabilidade em todas as regiões cearenses, com destaque nas áreas da faixa litorânea, Ibiapaba e Maciço de Baturité. As chuvas mais intensas são esperadas para madrugada e manhã, especialmente.

Já para a próxima sexta, a expectativa é que as precipitações sejam menos abrangentes, mas ainda com condições para alcançarem todas as macrorregiões.

* Da redação do BFJ, com Funceme.