segunda-feira, 17 de maio de 2021

Ceará - Internações em UPAs caem 37,7% na primeira quinzena de maio.


Na primeira quinzena de maio, as internações por Covid-19 em (UPAs) do Ceará caíram 37,7%. A média móvel de pacientes infectados pelo coronavírus atendidos passou de 241 em 1º de maio para 150 no dia 14. As UPAs são porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de urgência e emergência e sua ocupação é um dos parâmetros para entender o cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado.

A última vez em que as unidades estiveram com menos de 200 pacientes internados simultaneamente foi em fevereiro desse ano. Desde então, o número de leitos ocupados só cresceu. A curva começou a descer em abril. Mesmo com oscilações pontuais, o quadro tende para uma redução da gravidade da pandemia.

"Temos notícias melhores, mas o momento ainda exige muita cautela", pontou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, em transmissão ao vivo na última sexta-feira, 14. Ele lembrou que o total de atendimentos em emergências e UPAs esteve em torno de 25 mil nos meses de março e abril, número muito maior que os cerca de 15 mil no pico da primeira onda da Covid-19 no Ceará.

Atualmente, a taxa de positividade dos testes para a doença segue em torno de 40% - ou seja, a cada dez testes RT-PCR realizados, quatro confirmam a presença do coronavírus. As internações em enfermarias e os óbitos apresentam tendência de queda.

Já a ocupação das UTIs Covid permanece alta. "Provavelmente porque o tempo de internação aumentou. Os pacientes têm ficado mais tempo nos hospitais", apontou o secretário.

*Da  redação do BFJ, com G1.