quinta-feira, 6 de maio de 2021

Ceará recebe hoje lote com 162.100 mil doses da vacina AstraZeneca e 45.630 da Pfizer

Imagem/G1

O Ceará recebe, na tarde desta quinta-feira (6), um novo lote com 162.100 mil doses da vacina AstraZeneca e 45.630 mil doses da Pfizer. A informação foi divulgada nas redes sociais pelo governador Camilo Santana.


"O Ceará recebe na tarde de hoje 162.100 doses da vacina AstraZeneca, em voo previsto para chegar 17h20 em Fortaleza. Além disso, 45.630 doses da Pfizer também serão enviadas ao estado (horário a confirmar), de acordo com relatório do Ministério da Saúde", publicou o governador.


Segundo Camilo, o voo que vai transportar os imunizantes da AstraZeneca está previsto para chegar às 17h20 em Fortaleza. Já o voo com as vacinas da Pfizer, ainda não tem confirmação do horário de chegada, de acordo com relatório do Ministério da Saúde.


Camilo afirma que até o fim de semana há previsão do Estado receber mais vacinas CoronaVac, que serão utilizadas para as segundas doses que ainda não foram aplicadas. "Continuamos lutando por mais vacinas para todos os cearenses", escreveu Camilo.


A última remessas que chegou ao aeroporto da Capital foi na última segunda-feira (3), com o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, contendo 17.555 mil doses, além de 255.750 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca.


Por conta da logística específica com baixas temperaturas, o imunizante da Pfizer está sendo aplicado somente em Fortaleza, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS). A vacina é utilizada em pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que começara a ser vacinadas nesta quarta-feira (5).


3ª fase de vacinação

Depois de quatro meses do início da campanha de vacinação, o Ceará avança para a aplicação das doses em pessoas que fazem parte da fase três do grupo prioritário. Nesta quarta-feira começaram a ser vacinados pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Grávidas e puérperas também vão ser contempladas com a vacinação nesta etapa.


Essa terceira fase de vacinação já pode começar em 14 cidades do interior do Ceará, de acordo com a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, que concedeu entrevista ao Bom Dia Ceará nesta quarta. A Prefeitura de Fortaleza anunciou o início de seu avanço de fase para hoje.


"Atualmente nós temos 14 municípios que já vacinaram mais de 90% dos seus idosos e eles podem progredir com essa terceira fase. Essa terceira fase ela é um pouco mais delicada já que são muitos grupos que começarão simultaneamente. Então nós temos os grupos de comorbidades, temos as pessoas com síndrome de down e gestantes e puérperas que vão começar de forma simultânea", disse.


Veja a lista de cidades:

Várzea Alegre

Tururu

Tarrafas

Tamboril

Sobral

Quiterianópolis

Porteiras

Pindoretama

Irauçuba

Iracema

Cruz

Chaval

Catunda

Cariré

Em vídeo divulgado na semana passada, Magda reforçou que é importante que as pessoas estejam cadastradas na plataforma Saúde Digital, informando em qual categoria de comorbidade se encaixa.


Confira a organização da vacinação

Primeira convocação:


Gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos;

Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos;

Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos;

Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na comissão; Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras;

Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Segunda convocação:


Gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos

Pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.


Também foi definida uma ordem de prioridade entre as pessoas com comorbidades. De acordo com a Sesa, a organização é:

Cardiopatia

Diabetes

Obesidade IMC > 40

Doença Neurológica

Pneumopatia

Doença Renal Crônica

Imunodeficiência

Documentos necessários

Os agendados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 terão que apresentar, no ato da convocação, documentos comprobatórios, além de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Aqueles que possuem comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano.


No caso das gestantes, é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal. Já no caso das puérperas (45 dias após o parto), será necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê.

 

*Da redação do BFJR, com G1.