quarta-feira, 12 de maio de 2021

Ceará suspende vacinação de gestantes com Astrazeneca após orientação do Ministério da Saúde

Foto: Getty Images via BBC

A vacinação de gestantes e puérperas contra Covid-19 com o imunizante da AstraZeneca no Ceará será suspensa. A decisão anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) acontece momentos depois da declaração do Ministério da Saúde, recomendando a medida em todo o Brasil. Só devem continuar a ter direito à vacinação as grávidas e puérperas com comorbidade, desde que sejam usadas doses da CoronaVac ou da Pfizer.


Ainda no início da noite de terça-feira, a Sesa já havia adiantado que o uso da vacina Oxford/Astrazeneca, em gestantes no Ceará seria discutido nesta quarta-feira (12). O órgão estadual informa que, até esta terça-feira (11), o monitoramento de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV) COVID-19 não encontrou complicações desta vacina em gestantes.


A Sesa reforçou ainda que aguarda um posicionamento oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde sobre a situação.


Em Fortaleza, a vacinação de grávidas é mantida, já que o grupo está recebendo a vacina da Pfizer, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.


As cidades de Sobral e Porteiras, no interior do Ceará, e Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza, suspenderam a vacinação de gestantes nesta terça-feira (11), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que a vacina da AstraZeneca/Fiocruz não seja aplicada em grávidas. Já a cidade de Cariré adiou a vacinação desse público, prevista para começar hoje. As gestantes fazem parte da 3ª fase da vacinação contra Covid-19 no Estado.


Recomendação da Anvisa

Por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), só podem ser aplicadas em grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer, as outras duas únicas vacinas disponíveis no Brasil.


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) aguarda a nota oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.


Porteiras

A cidade iniciou a terceira fase de vacinação em 6 de maio, mas nesta terça as gestantes deixaram de ser vacinadas em virtude da recomendação da Anvisa. O município segue vacinando puérperas, pessoas com síndrome de down, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, pessoas com doença renal crônica em diálise e cardiopatas na faixa etária de 55 a 59 anos, segundo Lêda Clementino, secretária de Saúde de Porteiras.


Sobral

A Prefeitura de Sobral afirma que a vacinação desse público começou na segunda-feira (10), inclusive foram usados imunizantes da AstraZeneca.


Com a nova recomendação, a vacinação desse grupo foi suspensa e a prefeitura aguarda a nova nota técnica.


Pindoretama

A Secretara de Saúde de Pindoretama comunica que, seguindo a orientação da Anvisa, fica suspensa a vacinação da Covid-19 em gestantes no município.


Cariré adia vacinação de grávidas

Já a cidade de Cariré, iniciaria a vacinação das gestantes, porém adiou o início, pois só possui imunizante da AstraZeneca.


"Por enquanto não há uma nova data para a vacinação das gestantes ser iniciada e vamos aguardar as recomendações do Estado, pois só recebemos AstraZeneca e CoronaVac, que está em falta e estamos aguardando chegar mais doses", disse a prefeitura de Cariré.


Vacinação de grávidas segue em Fortaleza

Gestantes vão continuar sendo vacinadas em Fortaleza contra a Covid-19 com o imunizante da Pfizer nesta terça-feira (11), enquanto as demais cidades do Ceará aguardam a orientação da Secretaria da Saúde do Estado, após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas.


Nesta terça-feira, segundo a pasta, pessoas dessa etapa que já foram agendadas, mas não compareceram, entre elas, as gestantes, vão ter uma nova oportunidade de receber o imunizante nesta terça no salão Jericoacoara do Centro de Eventos do Ceará.

 

*Da redação do BFJR, com G1.