quarta-feira, 26 de maio de 2021

Ceará tem aumento de 141% nas apreensões de drogas

Diariamente, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulga ações, sejam elas oriundas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) ou da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que culminam nas apreensões de drogas no Ceará. A soma de todo esse trabalho resultou no aumento de 141% nas apreensões de substâncias ilícitas no primeiro quadrimestre de 2021. De janeiro a abril de 2020, foram 551,8 quilos de drogas apreendidos. Durante o mesmo período deste ano, esse balanço aumentou para 1.330 quilos.


O tipo de droga mais apreendido no primeiro quadrimestre de 2021 foi aquele derivado da cannabis (maconha e haxixe). Em 2021, pouco mais de uma tonelada foi apreendido (1.036 quilos). Em seguida, vem a cocaína, com 208,9 quilos, seguido do crack, com 84,6 quilos apreendidos. Os dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) indicam ainda que os dias que mais registraram apreensões, no mês de abril, foram as terças-feiras, seguidas das sextas-feiras.


Quando analisado o turno, as apreensões ocorreram especialmente do horário entre as 6 horas e as 11h59min; e também das 12 horas às 17h59min. Todas as informações são divulgadas pela pasta em seu portal.


Ações em território cearense

Aumento de abordagens e intensificação das operações e de investigações. São essas as ações por trás dos números alcançados pelas Forças de Segurança do Ceará. Muito além da Capital, os policiais civis e militares também focam suas ações para o interior do Estado para evitar a prática de crimes nos demais municípios cearenses. A exemplo disso está um trabalho realizado pelo Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando Tático Rural (Cotar) e da Companhia de Operações de Divisas (COD).


Uma ofensiva das equipes especializadas, nessa segunda-feira (24), no Centro de Nova Russas, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará, resultou na apreensão de drogas. Policiais militares lotados no Cotar patrulhavam pela região quando se depararam com um suspeito identificado por Pedro Hugo Ambrósio Marques, 24 anos. Ele foi flagrado trancando o portão que dava acesso a um terreno.


Diante do nervosismo do suspeito, os policiais militares especializados questionaram sobre a presença de entorpecentes no local. Ele confessou e disse que havia droga no interior do terreno, dentro de um balde. Por meio de buscas, a equipe encontrou o recipiente onde em seu interior havia 2,4 quilos de maconha, 606 gramas de cocaína, 34 gramas de crack, uma balança de precisão, celular e dinheiro. O suspeito, que já tem antecedentes criminais por lesão corporal dolosa, foi encaminhado à Delegacia Regional de Crateús, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.


“O combate ao tráfico de drogas é uma das principais atribuições do Comando Tático Rural, que vêm desenvolvendo um excelente trabalho no Interior do Estado do Ceará. Sendo que a última prisão por tráfico ilícito de entorpecentes aconteceu na data de ontem (24) na cidade de Nova Russas. Com esse combate ao tráfico de drogas temos o objetivo de trazer mais segurança à população, que pode sempre contar com a PMCE”, ressalta o comandante do Cotar, 1º tenente PMCE Jailton Martins.


*Da redação do BFJR, com Governo do Ceará.