quinta-feira, 27 de maio de 2021

Celebração virtual da Festa do Pau da Bandeira é cancelada pela Prefeitura de Barbalha

Foto: Farias Júnior

A Prefeitura de Barbalha cancelou nesta quarta-feira, 26, a realização virtual da Festa do Pau da Bandeira, que aconteceria no próximo domingo, 30, e outros eventos ligados a Santo Antônio. O prefeito Guilherme Saraiva (PDT) explicou que a gestão municipal temia a possibilidade de movimentação no Cine Teatro Neroly Filgueira Sampaio, de onde seria transmitido o evento, mesmo mediante o formato virtual.


Segundo ele, o comitê local de enfrentamento ao coronavírus, a vigilância sanitária local e o Núcleo de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde não recomendaram a continuidade do evento. 66 barbalhenses morreram de Covid-19 durante o ano passado, enquanto 30 foram vitimizados somente neste mês de maio de 2021. “A pandemia em Barbalha está fora de controle”, admitiu Guilherme em transmissão nas redes sociais.


Os eventos em homenagem a Santo Antônio começariam no sábado, 29, com a Noite das Solteironas. Esta seria a primeira vez que a Prefeitura organizaria um “festival cultural” em torno das datas, adicionando atrações à já conhecida programação. Artistas que se inscreveram no edital de recrutamento para os festejos receberão auxílio financeiro de R$ 500, como forma de compensar o cancelamento.


Um Projeto de Lei será estudado pela gestão municipal e eventualmente encaminhada à Câmara de Vereadores. “Não haverá seleção. Se inscreveu no nosso edital, será contemplado pelo auxílio, desde que seja cidadão barbalhense, desde que seja uma manifestação cultural da nossa cidade de Barbalha”, explicou o secretário de Cultura, Isaac Luna Ribeiro, que esteve ao lado do prefeito durante o anúncio de cancelamento. Confira abaixo:


Esta é a segunda vez consecutiva que a tradicional festa de Barbalha é cancelada em razão da pandemia de Covid-19. Em 2020, a programação foi inicialmente adiada para outubro e mais tarde cancelada. À época, o dinheiro que seria usado foi destinado para trabalho de prevenção e tratamento de pessoas que viessem a ser infectadas pelo coronavírus.


Em boletim epidemiológico divulgado nesta quarta, o município acumula 138 óbitos e 5.670 casos acumulados. 370 residentes estão sob tratamento domiciliar e 51 em atendimento hospitalar. Conforme a plataforma Integra SUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), 91,43% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da região estão ocupadas por pessoas com Covid-19.


*Da redação do BFJR, com O POVO.