terça-feira, 4 de maio de 2021

Conta de luz vai pesar mais no bolso do consumidor cearense em maio

Imagem/Agência Brasil

Não é somente o reajuste tarifário médio de 8,95% que vai pesar na conta de luz do consumidor cearense a partir deste mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também acionou a 'bandeira vermelha' em todo o País, em função do baixo nível dos reservatórios hídricos e início da estação seca. Com isso, ao longo do mês de maio, a conta de energia terá uma taxa adicional de R$ 4,169 para cada 100 kWh consumidos.


Em abril, as faturas de energia foram fechadas com bandeira amarela, o que representou R$ 1,34 a mais a cada 100 kWh. De acordo com a Aneel, o "agravamento" da bandeira é necessário porque, com o início da estação seca, o cenário sinaliza patamar desfavorável de produção de eletricidade. Ou seja, com menos água armazenada disponível para ser usada pelas hidrelétricas, maior será a necessidade de acionamento do parque termelétrico, que possui um custo de produção maior.


“Sem dúvida, será um peso considerável no orçamento do consumidor, que já se encontra em uma situação muito difícil em função da pandemia, e (o aumento é) bem acima da inflação acumulada no período que foi 6,10%”, explica o consultor em energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço.


Ele explica que, na prática, a forma como esses aumentos se traduzem na conta depende muito também do perfil de consumo. Isso porque, apesar do reajuste da tarifa de energia em 2021 ter sido, em média, de 8,95%, para os clientes de baixa tensão esse percentual foi de 8,54%. Já o percentual para os consumidores residenciais foi de 7,55%, enquanto que para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 10,21%.

 

*Da redação do BFJR, com O POVO.