quarta-feira, 26 de maio de 2021

CPI da Covid aprova convocação de nove governadores; saiba quem são.


Os senadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 aprovaram nesta quarta-feira, 26, a convocação de nove governadores e um ex-governador de estados brasileiros onde a Polícia Federal investigou suspeitas de desvio de recursos de combate à pandemia.

A convocação dos gestores é uma das principais reivindicações dos senadores governistas. A CPI também aprovou a reconvocação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do atual comandante da pasta, Marcelo Queiroga.

O critério para a convocação de gestores foi definido pelos locais onde houve operações da Polícia Federal para investigar mau uso do dinheiro destinado ao combate à pandemia.

Serão convocados os governadores:
Wilson Lima (Amazonas)
Waldez Goes (Amapá)
Ibaneis Rocha (Distrito Federal)
Helder Barbalho (Pará)
Coronel Marcos Rocha (Rondônia)
Antônio Denarium (Roraima)
Carlos Moisés (Santa Catarina)
Mauro Carlesse (Tocantins)
Wellington Dias (Piauí)

Além destes, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel e a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr serão convidados a depor. Witzel sofreu impeachment neste ano. Seu sucessor, o atual governador Cláudio Castro (PSC) não foi convocado neste primeiro momento.

A CPI aprovou ainda a reconvocação de nomes vinculados ao governo federal, dentre eles o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do ex-titular da pasta Eduardo Pazuello. Mesmo Queiroga e Pazuello tendo sido ouvidos anteriormente, os senadores entenderam que era necessário ouvi-los novamente.

*Da redação do BFJ, com O Povo.