quinta-feira, 13 de maio de 2021

Fortaleza - Chuva intensa derruba árvores e deixa moradores sem energia

Foto: Halisson Ferreira/ SVM

Fortaleza amanheceu nesta quinta-feira (13) com árvores e postes caídos, o telhado de uma construção arrancado e moradores de pelo menos um bairro sem fornecimento de energia elétrica, após a forte chuva com raios, trovões e ventos fortes na noite desta quarta-feira (12). A capital chegou a registrar rajadas de vento de 49 km/h, entre 23h e meia-noite desta quarta-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 39,2 milímetros em Fortaleza entre 7h desta quarta-feira até as 7h de hoje. É a terceira maior chuva registrada pelo órgão no Estado. As outras precipitações ocorreram nos municípios de Aratuba (61 mm) e São Gonçalo do Amarante (40 mm).


Árvores caídas

Durante a chuva da noite desta quarta-feira (12), uma árvore de porte médio caiu na Avenida F, na segunda etapa do Bairro Conjunto Ceará. Com a queda da árvore, uma das pistas da via ficou bloqueada para quem trafegada sentido a quarta etapa.


Na manhã desta quinta-feira (13), por volta de 6h15, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local e iniciou os trabalhos para a retirada da árvore e desobstrução da via.


No Bairro Maraponga, uma árvore também caiu na Rua Antônio Divino, em frente a um condomínio, próximo à Avenida Benjamim Brasil. Também houve queda de árvore na Rua Luciano Queiroz, no Bairro Jóquei Clube.


Moradores sem energia

Moradores do Bairro Conjunto Ceará ficaram sem energia durante a chuva da noite desta quarta e seguem sem fornecimento elétrico na manhã desta quinta-feira (13).


Segundo as pessoas que moram na região, foi necessário usar velas nas casas para conseguir ver as coisas.


Telhado arrancado

A ventania durante a chuva arrastou o telhado de uma construção em um canteiro de obras no cruzamento da Rua Reverendo Bolívar Pinto Bandeira com a Avenida Tompson Bulcão, no Bairro no Luciano Cavalcante.


Um poste de energia do local chegou a quebrar, deixando os moradores da região sem energia.


Queda de postes

Dois postes de energia elétrica caíram na Rua Pernambuco, no Bairro São Bento, por volta das 23h. Com a queda dos equipamentos, a fiação elétrica ficou exposta na pista, causando riscos aos moradores da região.


Região Metropolitana

Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, parte do teto da quadra da Escola Estadual Danilo Dalmo da Rocha Correia, localizada no Bairro Parque Guadalajara, na Jurema, caiu na noite desta quarta.


Chuva na noite desta quarta-feira

Moradores afirmam que na noite de ontem o fornecimento de energia elétrica chegou a oscilar em bairros como Montese, Aeroporto, Meireles, Pici, Varjota, Jangurussu e Cambeba. Em Caucaia, o jogo de futebol entre Crato e Fortaleza precisou ser interrompido em razão da chuva e da queda de energia.


A Enel, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia, informou que equipamentos que fornecem energia a alguns bairros de Fortaleza foram danificados devido às fortes chuvas e vento que atingiram a capital cearense, causando oscilação em parte da cidade. "A distribuidora esclarece que técnicos da companhia atuaram de imediato, normalizando maior parte dos clientes", disse em nota. A Enel afirmou ainda que as equipes continuam trabalhando para restabelecer o quanto antes todo o fornecimento.


Até então, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previa para esta noite um céu com muitas nuvens e chuvas isoladas, com vento de intensidade fraca/moderada.

 


*Da redação do BFJR, com G1.