sábado, 8 de maio de 2021

Encontros no Dia da Mães podem ser momento de transmissão da Covid-19, alertam especialistas.


Próximo domingo, 9, é um dia que promete agitações no Ceará. Não só é o Dia das Mães, data festiva popular, como é o primeiro fim de semana em que restaurantes e shoppings poderão abrir depois do lockdown de 2021. Entretanto, a circulação do coronavírus segue preocupante. O POVO conversou com médicos e infectologistas quem explicam o que e o que não devemos fazer.

Para o infectologista Kenny Colares, o ideal é promover encontros virtuais ou combinar uma comemoração para "um período um pouco mais tranquilo" da pandemia de Covid-19. "Como alternativas, para quem não pode ou não quer abrir mão, é seguir as recomendações de mínimo de pessoas, maior distanciamento e maior ventilação dos  espaços", recomenda.

"Embora a gente esteja flexibilizando, ainda existe um número muito grande de casos e uma alta circulação do vírus. Existe um risco de contágio e com alta presença da variante P1, que tem alta taxa de infectividade e de casos em pacientes mais jovens", explica Melissa Medeiros. A infectologista e os demais especialistas consultados reforçam a necessidade de distanciamento social, uso de máscara adequada cobrindo nariz e boca e higiene das mãos.

*Da redação do BFJ, com O Povo.