domingo, 2 de maio de 2021

Lote de 11,6 mil doses da vacina CoronaVac será distribuído em 26 municípios cearenses

Foto: Divulgação
As doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac que chegaram ao Ceará neste sábado (1º) vão ser distribuídas para apenas 26 municípios do Ceará, de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa). O órgão informou que 26 prefeituras solicitaram o reforço extraordinário desse imunizante — em falta em vários locais do Brasil.


Confira a lista dos municípios que vão receber doses da CoronaVac:

Sobral

Reriutaba

Icapuí

Barbalha

Irauçuba

Farias Brito

Moraújo

Quixadá

Missão Velha

Lavras

Itatira

Fortaleza

Icó

Horizonte

Piquet Carneiro

Assaré

Várzea Alegre

Cedro

Orós

Jucás

Carius

Itapiúna

Abaiara

Quiterianópolis

Groairas

Paraipaba

"Esses foram os municípios que solicitaram o reforço extraordinário à Sesa por estarem sem doses para completar a imunização de parte da população idosa, que já está com atraso na aplicação da segunda dose. Isso ocorreu porque os municípios administraram parte da segunda dose como sendo primeira dose", informou a Sesa, sem detalhar a lista de cidades.


Fortaleza e Horizonte são os únicos dois municípios que já receberam novas doses. A Sesa informa que as outras cidades vão receber até terça-feira (4), pois a entrega da Coronavac vai junto com a da AstraZeneca. "A Sesa vem cumprindo rigorosamente a distribuição proporcional em todos os envios das doses 1 e 2 vindas do Ministério da Saúde", garantiu a Secretaria.



Outras vacinas no Ceará

O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech que vai chegar ao Ceará nesta segunda-feira (3) vai ter 17.555 doses. Além disso, o estado recebe ainda, também nesta segunda, as 255.750 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca que tinha previsão de chegar no fim de semana. As informações foram divulgadas pelo governador Camilo Santana nas redes sociais.


“Receberemos amanhã, em voo previsto para chegar 15h35 em Fortaleza, 255.750 doses da vacina AstraZeneca. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, também serão enviadas 17.550 doses da vacina Pfizer, totalizando 273.300 doses na remessa desta segunda-feira”, publicou o governador neste domingo (2).


A última remessas que chegou ao aeroporto da Capital foi neste sábado, 11,6 mil doses de CoronaVac.


Por conta da logística específica com baixas temperaturas, o imunizante da Pfizer será aplicado somente em Fortaleza, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS). A vacina vai ser utilizada em pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.


“Continuamos lutando por mais vacinas para todos os nossos irmãos e irmãs cearenses”, reforçou Camilo.


O refrigerador que será usado para armazenar as doses do novo imunizante da Pfizer está disponível na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

 


*Da redação do BFJR, com G1.