segunda-feira, 10 de maio de 2021

Ministério da Saúde recebe 2 milhões de doses da CoronaVac

Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Butantan entrega nesta segunda-feira (10) mais 2 milhões de doses CoronaVac, vacina contra Covid produzida pelo Instituto em parceria com o laboratório Sinovac, ao Ministério da Saúde.


Com o novo carregamento, o total de vacinas oferecidas por São Paulo ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) chega a 45 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro.


Na quarta (12), serão enviados mais 1 milhão de doses. Os novos lotes foram envasados com insumo recebido pelo Butantan em abril.


As novas entregas permitirão ao Instituto concluir o primeiro contrato firmado com o governo federal para o fornecimento de 46 milhões de doses, que sofreu atraso de algumas semanas após problemas com a entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) vindos da China.


10 mil litros de insumo à espera

O governador João Doria (PSDB) esteve no local e acompanhou o carregamento dos caminhões. Durante coletiva de imprensa nesta manhã, Doria e o diretor do Instituto, Dimas Covas, voltaram a criticar as falas do presidente Jair Bolsonaro em relação ao governo chinês.


Segundo o governador, cerca de 10 mil litros de insumo produzidos pela Sinovac aguardam liberação para serem enviados ao Brasil.


"É muito claro que há uma limitação determinada pelo governo da China dadas as circunstâncias das constantes manifestações inapropriados inadequadas e absolutamente inoportunas do governo brasileiro através das suas autoridades", disse o diretor Dimas Covas.


"Fico muito triste como brasileiro por ver o empenho do presidente da república para comprar cloroquina e não comprar a vacina. O presidente da república quase que diariamente defendendo cloroquina e não defendendo a vacina. Ele mesmo não se vacinou - embora pudesse ter feito e, assim, dado um bom exemplo de que a atitude de vacinar é correta. Ele prefere desdenhar e não se vacinar", afirmou Doria.


Na semana passada, Dimas Covas havia alertado sobre o risco de o país ficar sem receber o insumo e que tal problema seria consequência das declarações desastrosas da gestão Bolsonaro.


A China é fornecedora de insumos para a produção tanto da CoronaVac, do Instituto Butantan, como da vacina de Oxford, produzida pela Fiocruz.


A CoronaVac representa mais de 75% das vacinas aplicadas no país.


Cronograma de produção

Até o dia 15 de maio, o Butantan deve receber um novo lote de insumo para retomar a produção da CoronaVac, que foi suspensa na última quinta (6), por conta de atrasos na chegada da matéria-prima.


O Instituto é parceiro do laboratório chinês Sinovac, e responsável pela etapa final de produção do imunizante no país, que consiste no envase, rotulagem e testes de qualidade.


Segundo o Butantan, foi solicitado à Sinovac o envio de 6 mil litros, que daria para produzir aproximadamente 10 milhões de doses.


Desse montante, 3 mil já deveriam ter sido entregues no final de abril, mas não foram liberados no prazo por conta de questões burocráticas do sistema de exportação chinês.


Veja abaixo as entregas de doses do Butantan ao ministério:

Janeiro: 8,7 milhões

Fevereiro: 4,583 milhões

Março: 22,7 milhões

5 de abril : 1 milhão

7 de abril : 1 milhão

12 de abril : 1,5 milhão

14 de abril: 1 milhão

19 de abril: 700 mil

22 de abril: 180 mil

30 de abril: 420 mil

6 de maio: 1 milhão

10 de maio: 2 milhões

12 de maio: previsão de entrega de 1 milhão

14 de maio: previsão de entrega de 1,1 milhão

 

*Da redação do BFJR, com G1.