sábado, 15 de maio de 2021

No Ceará, mais de 80 municípios registram chuvas

(Foto: Aurelio Alves)

Choveu em 85 municípios em todo o Estado entre as 7h de sexta-feira e 7h deste sábado, 15. O dado é do balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado às 8h20min. Os maiores registros de precipitações foram no Serão Central e Inhamuns; conforme os registros, choveu em 21 das 24 cidades da região, e Quixeramobim teve os maiores acumulados do Estado nas últimas 24 horas.


As chuvas devem continuar durante o fim de semana no Ceará, principalmente neste sábado, 15. Para Fortaleza e Região Metropolitana, são esperadas chuvas isoladas entre o período da madrugada e manhã, reduzindo pela tarde.


São esperadas precipitações maiores para as regiões de Ibiapaba, Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns durante a madrugada, manhã e tarde.


Veja as 10 maiores chuvas por posto do dia:

Quixeramobim (Posto: Assentamento Novo Canaã): 70 mm

Quixeramobim (Posto: São Miguel): 55 mm

Quixeramobim (Posto: Riacho do Algodão): 53 mm

Iguatu (Posto: Iguatu): 51 mm

Granja (Posto: Granja): 50 mm

São Benedito (Posto: Sítio Chapadinha): 49 mm

Quixeramobim (Posto: Riacho Verde): 49 mm

Choró (Posto: Choró): 45 mm

Acaraú (Posto: Lagoa do Carneiro): 44 mm

Granja (Posto: Tiaia de Baixo): 42 mm

 

Para o domingo, estão previstas chuvas em todas as macrorregiões, porém, pouco abrangentes e com acumulados menos expressivos. "O atual cenário se dá pelo enfraquecimento da atuação do Cavado, sistema meteorológico responsável por provocar instabilidades sobre boa parte do Nordeste desde a última quarta-feira, 12. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue afastada da costa norte do Ceará e, deste modo, sem influenciar de forma direta nas condições de tempo do estado", explica a Funceme.

 


*Da redação do BFJR, com O POVO.