quarta-feira, 9 de junho de 2021

35 anos de fundação da URCA

Imagem: Reprodução/URCA
A Universidade Regional do Cariri (URCA) completa hoje, 9 de junho, 35 anos de fundação. Criada pela Lei nº 11.191 de 09 de Junho de 1986, foi autorizada a funcionar por Decreto Presidencial n° 94.016, de 11 de fevereiro de 1987 e, instalada em 07 de março e 1987. Em 1º de março de 1993 ela foi transformada em fundação, com o nome de Fundação Universidade Regional do Cariri (Lei 12.007-A).


Nascida da mobilização da sociedade em torno de um ideal, a missão da URCA, expressa no seu texto regimental e evidente na sua prática de “contribuir significativamente para a transformação da realidade regional, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em sintonia com as aspirações da sociedade, constitui-se um agente ativo do processo de desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro Sul do Ceará, prioritariamente.”

Entretanto, seu raio de ação geoeducacional, ultrapassa as fronteiras do Ceará, estendendo-se aos estados do Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí, beneficiando diversos municípios. 

A URCA conta com grandes avanços desde a sua fundação, como unidades em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, a aquisição do Museu de Paleontologia Prof. Plácido Cidade Nuvens em Santana do Cariri, a aprovação da candidatura do Araripe Geoparque Mundial com sucessivas avaliações exitosas, projeto de grande ousadia e que já faz escola no Brasil e na América Latina.

Dispõe também de cursos de pós-graduação, sendo a primeira instituição do Cariri a implantar a pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e de doutorado.



*Da redação do BFJR, com URCA.