quarta-feira, 2 de junho de 2021

Açude Castanhão tem segundo melhor resultado entre 2016 e 2021.


O maior reservatório de água do Ceará chega ao fim da quadra chuvosa com um volume de 13,04% de sua capacidade, de acordo com os dados disponibilizados no portal hidrológico da Cogerh.

O açude segue o padrão hídrico estadual apresentado nos últimos anos. Entre os anos de 2016 e 2021, este é o segundo melhor resultado alcançado pelo reservatório ao fim de uma quadra chuvosa, ficando atrás apenas do ano de 2020, quando o Castanhão chegou ao último dia de maio com 16,02% de volume de água.

Em um comparativo com o primeiro dia de fevereiro de 2021, data de início da quadra chuvosa, o Castanhão apresentou um crescimento de 2,53% no seu volume, já que estava com 10,51% de sua capacidade no início do segundo mês deste ano.

Em 2020, ano do melhor aporte hídrico da última década, o avanço durante o período da quadra chuvosa foi bem mais representativo. Do primeiro ao último dia da quadra chuvosa houve um aumento de 13,56% no volume do reservatório. De fevereiro a maio, o açude foi de 2,46% de volume ocupado para 16,02%.

Mesmo com o açude recebendo as águas do rio São Francisco desde o dia 10 de março de 2021, o fluxo que chega não foi capaz de alterar o cenário de maneira relevante. Em abril deste ano, O POVO mostrou o tímido aumento no volume do açude após 50 dias da chegada das águas do Velho Chico.

Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos, já havia alertado que as águas do São Francisco servem apenas para complementar e manter o ritmo das chuvas do período e não conseguiriam, sozinhas, elevar o volume do Castanhão.

O administrador do Castanhão por parte do Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs), Braulino Coelho, atestou que o volume do açude já vem caindo com a redução das chuvas durante o fim da quadra chuvosa. Entre os dias 24 e 31 de maio, o açude já reduziu sua capacidade de 13,10% para 13,04%. Apesar da queda no volume da água, Braulino afirma que o valor acumulado é suficiente para manter a segurança hídrica do reservatório durante 2021.

*Da redação do BFJ, com O Povo.