terça-feira, 29 de junho de 2021

Camilo Santana encaminha proposta de isenção no Enem para alunos de escola pública


Na tarde desta terça-feira (29), o governador Camilo Santana (PT) anunciou, que encaminhou para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) uma lei para que o Estado garanta a inscrição de estudantes de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O texto contempla alunos que estão cursando o 3º ano do ensino médio e que saíram do ensino médio há até um ano e tiveram a isenção da inscrição barrada pelo Governo Federal. O valor, atualmente, é de R$ 85. Será pedido regime de urgência para a votação da lei.

O anúncio foi feito por Camilo em transmissão ao vivo nas redes sociais ao lado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária Eliana Estrela. O chefe do Executivo estadual considera "um absurdo" que esses estudantes tenham o direito à isenção negado. "O Ceará é o estado que mais inscreve alunos no Enem, no Brasil. Por conta da pandemia, muitos alunos se inscreveram, mas não compareceram às provas. Agora, quando foram fazer sua nova inscrição — e eles têm uma isenção —, o Governo Federal negou a inscrição desses alunos. Nós consideramos isso um absurdo. Estamos vivendo um momento excepcional", afirmou.

*Da redação do BFJ, com O Povo.