sexta-feira, 18 de junho de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Julho: Mês do Sagrado Coração de Jesus.


Julho: Mês do Sagrado Coração de Jesus

Meus queridos amigos que acompanha a nossa história cotidiana. Este mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus venho homenagear nossa Paróquia que completa 144 anos de existência, onde o primeiro Vigário Francisco Lopes Abath pisou aqui no ano de 1877 para pregar o nome de Deus.

Durante esses anos nossa Igreja passou por momentos difíceis, por outras pandemias, mas a atual impede a maioria dos fiéis frequentarem o templo. Assim, pelo segundo ano, o mês do Sagrado Coração de Jesus foi celebrado de forma simples, como sempre foi o Coração de Jesus: Manso e Humilde.


Todos nós trazemos guardados na memória algo marcante da Festa do nosso Padroeiro. Os vivas do Monsenhor Dermival; os cantos intermináveis de Maria Alacoque; Os cantos em lantim que a gente não entendia, mas adorávamos chegar às 18 h e ficávamos ansiosos pela novena.  E as voltas que a gente dava em volta da Igreja, enquanto nossas mães ficavam “assistindo” a missa? Depois tinha o parque de diversão: o Parque Lima, com alguns brinquedos como o carrossel, ou então a barca que se formava uma fila enorme. Outra fila era para a roda gigante, principalmente as crianças que competiam com os casais de namorado. E os pastéis, os sequilhos, algodão doce, enfim, tudo era festa. Aguardava-se o ano inteiro pela roupa nova para a Festa do Sagrado Coração de Jesus.

Sabíamos da importância espiritual da Festa, mas tínhamos o prazer de participar da parte exterior também. O Padre Dermival doava os ingressos as crianças que não podiam comprar e aos que lhe pediam. Tinha ainda os leilões que varavam a noite com a participação da sociedade.

Trago assim um pequeno recorte histórico hoje para homenagear a festa do que marcou gerações. Hoje sabemos da importância da Liturgia, que na época também existia, mas que não tínhamos o devido conhecimento.  Procuremos então vivenciar a cada ano e no cotidiano a mansidão do Sagrado Coração de Jesus com as suas promessas:
“No extremo da misericórdia do meu Coração onipotente, concederei a todos aqueles que comungarem nas primeiras sextas feiras de cada mês, durante nove meses consecutivos a graça do arrependimento final. Eles não morrerão sem a minha graça e sem receber os SS. sacramentos. O meu coração naquela hora extrema ser-lhe-á seguro abrigo”.

1 – Conceder-lhe-ei todas as graças necessárias ao seu estado.
2 – Porei a paz em suas famílias.
3 – Consolá-los-ei nas suas aflições.
4 – Serei seu refúgio na vida e especialmente na hora da morte.
5 – Derramarei copiosas bênçãos sobre suas empresas.
6 – Os pecadores encontrarão no meu Coração a fonte, oceano infinito de misericórdia.
7 – Os tíbios se tornarão fervorosos.
8 – Os fervorosos alcançarão rapidamente grande perfeição.
9 – Abençoarei os lugares onde estiver exposta e venerada a imagem do meu Coração.
10 – Darei aos sacerdotes a força de comover os corações mais endurecidos.
11 – O nome daqueles que propagarem esta devoção ficará escrito no meu Coração e de lá nunca será apagado.