sexta-feira, 25 de junho de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Parabéns Guilherme Landim!


Parabéns Guilherme Landim!

A história cotidiana articula a história individual a histórias coletivas, a mesma está intimamente ligada a dimensão cultural e esta permite redimensionar a visão de política.  A história cotidiana está ligada a fatos decorrentes locais e de acordo com o pressuposto, de fato o indivíduo que assume uma vida política e pública está arraigado a história da vida de um povo. Pensando nessa coletividade, nossa história cotidiana assim traz o jovem Guilherme Landim.

Hoje nossa história cotidiana traz a pessoa de Guilherme, como também do cidadão, do ser humano maravilhoso que sempre está à disposição de uma cidade, e  do estado como político.
 
Como estamos vivendo um momento atípico, não foi possível um encontro pessoal com Guilherme, mas através de pesquisas registra-se um pouco sobre sua história.

Guilherme Sampaio Landim nasceu no dia 25 de junho no ano de 1985, natural da cidade de Campinas (SP), é filho de  Welington Landim (in memoriam) — ex-prefeito de Brejo Santo (CE), deputado estadual por cinco legislaturas e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará por duas vezes — e de Maria Gislaine Santana Sampaio Landim (ex-deputada estadual). É médico formado pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (Estácio FMJ) e ex-prefeito de Brejo Santo. São seus irmãos Gilvan, Welington Filho e Bárbara. 


Guilherme Landim é casado com a Médica Dra. Shesla Pinheiro e pai de três filhos: Lívia, Guilherme Filho e Laura.

Guilherme assumiu a política muito jovem, com apenas 23 foi eleito Prefeito de Brejo Santo, depois foi reeleito com 80% dos votos. Um dos motivos principais para se dedicar as causas sociais Guilherme adquiriu através da experiência de seu pai Welington. Viveu momentos importantes e decisivos junto ao seu pai o qual o direcionou para um futuro promissor. Recebe o título de Prefeito nota 10 em educação no ano de 2015 como um dos municípios de maior IDEB. Guilherme proporcionou em sua gestão a elevação do piso salarial superior ao do Brasil, Brejo Santo passou a ter um aterro sanitário e recebeu o selo Município Verde, foi ainda referência no que se refere a saúde. (Fonte: https://www.al.ce.gov.br)
 

Atualmente Guilherme assume o mandato de Deputado Estadual, eleito no ano de 2018 com 83. 215 votos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Guilherme segue as ideias de ajudar ao povo cearense pautado na ética e no trabalho, com perseverança, dignidade em busca de uma sociedade justa e fraterna trilhando os mesmos caminhos do pai.
Registra-se outro fato importante sobre Guilherme é os seu ideal com relação a transposição das águas do Rio São Francisco, ideais também de seu pai Welington (in memoriam) o qual afirmou em entrevista à FM Assembleia (fevereiro de 2015) com a seguinte colocação: “a transposição hoje é uma obra essencial à vida do povo nordestino”. Guilherme assume a Presidência da Comissão Especial de Acompanhamento das obras da Transposição de Águas do Rio São Francisco: “Garantia de água para beber e outros usos para mais da metade da população cearense” diz Guilherme. (Fonte: https://blogdoedisonsilva.com.br)

 Inserido na história da cidade e cnsequentemente esta na sua vida, Guilherme acompanha os trabalhos da cidade ao lado de sua mãe que é Prefeita, como ele mesmo recentemente, destaca em uma das suas redes sociais: “Acompanhei ao lado da prefeita Gislaine Landim o início das obras de pavimentação no bairro Morro Dourado, em Brejo Santo. Os bairros Aldeota, Araujão, Baixio dos Lopes e Renê Lucena também receberam pavimento adequado. Continuaremos firmes nessa parceria para fazer sempre mais pela nossa cidade!” Este é apenas um dos vários momentos e fatos vivenciados por Guilherme Landim, bem como projetos que beneficiem as cidades circunvizinhas, projetos na Câmara dos Deputados Estadual do Ceará. É assim “nosso” Guilherme, um guerreiro incansável, que luta bravamente por sua gente. O Papa Francisco "Não nos esqueçamos que entrar na política significa apostar na amizade social." Assim é Guilherme, aposta na amizade social.  



Parabéns Guilherme pelos seus anos de vida! Parabéns pelo trabalho de Deputado Estadual, pela pessoa que é, pelas inúmeras amizades conquistadas, pelo filho exemplar, pelo esposo dedicado, pelo pai amoroso, irmão companheiro, neto atencioso, sobrinho, tio, enfim por ser Guilherme Landim. Nossa gratidão pelos trabalhos realizados em prol da cidade e da Região do Cariri, bem como do Ceará, gratidão ainda por você compor o cenário histórico de nossa cidade dando exemplo aos jovens de nossa cidade.