sábado, 12 de junho de 2021

Estado do Ceará inicia coleta de DNA de famílias para auxiliar nas investigações e localização de pessoas desaparecidas.


Em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), por intermédio de suas vinculadas Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), promove uma campanha para realizar a coleta de DNA de famílias que estão com parentes desaparecidos.

O início da coleta de material genético acontece na próxima segunda-feira (14/06) e segue até o dia 18 de junho (sexta-feira). 

A integração entre os órgãos cearenses acontece em prol da campanha nacional “Desaparecidos”, capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). A ação visa utilizar o perfil genético de familiares de pessoas desaparecidas para subsidiar as investigações policiais e contribuir para a localização dessas pessoas. 

Reduzir a angústia das famílias que esperam, em muitos casos, por anos, o retorno de um parente é o objetivo da campanha nacional “Desaparecidos”. No Ceará e em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, a ação acontece de forma integrada, compartilhando os perfis genéticos por meio da RIBPG para que os dados sejam cruzados e aumentem a possibilidade de localização dessas pessoas. Dessa forma, mesmo que a pessoa tenha desaparecido no Ceará é possível que ela seja localizada em outro estado do Brasil. 

Cabe ressaltar que o MPCE mantém o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Estado do Ceará (PLID). O programa utiliza o Sistema Nacional de Identificação e Localização de Desaparecidos (Sinalid). Esses dados obtidos pela ferramenta são repassados para colaborar com as investigações, identificação e localização dessas pessoas. 

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, a coleta do DNA é uma forte ferramenta para localizar essas pessoas. “Essa é mais uma ação importantíssima do Estado do Ceará, capitaneada pela Pefoce, um dos órgãos mais bem equipados de Polícia Científica no Brasil, e tem esse importante objetivo, que é a localização de pessoas desaparecidas. A Pefoce vai fazer a coleta de material de DNA de parentes que tenham pessoas desaparecidas, e esse material genético colhido vai subsidiar ações em todo o Brasil, na tentativa de localização dessas pessoas”, conta.

*Da redação do BFJ, com MPCE.