sábado, 19 de junho de 2021

Foram realizados quase dois milhões de cadastros para vacinação contra Covid-19, no Ceará

 Foto: Fabiane de Paula/SVM

O mês de junho registrou 1.961.135 cadastros para vacinação contra Covid-19 no Ceará até esta sexta-feira (18); mas só 1.792.702 foram confirmados por email, o que é necessário para efetivar o cadastro. Os dados do Saúde Digital apresentados no IntegraSUS — ambas plataformas da Secretaria da Saúde estadual (Sesa) — mostra ainda que, ao todo, foram 4.045.322 inscrições realizadas desde o início da imunização.


O recorde de cadastros em junho aconteceu no dia 14, quando foram registrados 162.998 cadastros; é também o maior número desde quando o cadastro foi aberto. Contudo, há 256.128 cadastros que foram inicialmente feitos, mas não foram confirmados por email, de acordo com o IntegraSUS.


"Isso significa que a população que antes era invisível está aparecendo para os gestores para que seja agendada e vacinada", comentou Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.


Nesta quinta-feira (17), foi liberado o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. Contudo, ainda não há previsão para o início da imunização da população abaixo dos 18 anos.


Mutirões de cadastro

Um dos fatores que influenciam o avanço da quantidade de pessoas cadastradas no estado pode estar relacionado com os mutirões realizados para a população que não tem acesso à internet ou tem dificuldade com aparelhos eletrônicos (computadores, notebook, celulares etc.).


Uma destas iniciativas foi idealizada por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). O ‘Cadastra Eu’ foi planejado para acontecer em praças, terminais de ônibus e outros locais com bastante circulação da capital.


Na última terça-feira (14), a Prefeitura de Fortaleza também realizou um mutirão nos 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, no Cuca Jangurussu, Cujca José Walter e no Centro Cultural Canindezinho.

 

*Da redação do BFJR, com G1.