quarta-feira, 23 de junho de 2021

Foto da Nasa mostra iluminação noturna do Ceará vista do espaço.


Durante a noite, as estrelas iluminam a vista de quem olha para o céu. Já a de quem está no espaço e olha para a Terra é iluminada pelas luzes dos postes, casas e veículos. Uma imagem registrada por satélites da Nasa mostra a iluminação noturna do Ceará. A "foto" foi tirada pela agência espacial americana em 2016 e divulgada nessa terça-feira, 22, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo a Funceme, cientistas da Nasa construíram mapas da composição global das fontes luminosas artificiais em alta resolução durante o período noturno nos anos 2012 e 2016. Para obter imagens nítidas da luminosidade noturna foram usadas técnicas de sensoriamento remoto no intuito de filtrar outras fontes de luzes dispersas.

Os mapas foram elaborados a partir de imagens do sensor VIIRS, que coleta imagens visíveis e infravermelhas e observações globais de terra, atmosfera, criosfera e oceanos. Atualmente, o instrumento está a bordo do satélite de órbita polar Suomi NPP.

A imagem capta as luzes das cidades cearenses e é possível identificar Fortaleza, Sobral, Quixeramobim e Iguatu. Outros pontos luminosos podem ser observados como em Aracati, Camocim, Baturité e municípios da Região da Ibiapaba como Ipu e São Benedito. Conforme a Funceme a imagem revela aspectos relacionados à densidade populacional e atividades econômicas.

*Da redação do BFJ, com O Povo.