terça-feira, 22 de junho de 2021

No Ceará - Mais de 80 mil raios foram registrados no primeiro semestre de 2021

Foto: Marcelo de Nardi Zanetti/VC no G1

O Ceará já contabiliza 80.535 raios em todo o estado desde o começo do ano, de acordo com dados contabilizados pela Enel Distribuição Ceará, através do Sistema de Monitoramento e Alerta, que monitora, entre outras ocorrências, descargas atmosféricas.


A macrorregião do sertão de Crateús contabiliza, sozinha, 13.015 raios. O litoral norte e sertão de Sobral aparecem em seguida, com 12.803 e 11.804 raios, respectivamente.


Até então, os municípios mais atingidos são Granja, com registros de 5.930 raios, Santa Quitéria (3.157), Crateús (2.375), Morada Nova (2.301) e Sobral (2.267).


Só no mês de maio, o Ceará registrou 4.027 descargas. Em junho, que ainda está em andamento, já foram contabilizados 2.529 raios. Com esses dados, 18 de março continua a ser o dia com maior incidência de descargas atmosféricas no Ceará, totalizando 2.686. Março também segue como o mês com maior volume no ano, com 32.463, seguido de fevereiro, com 20.960.


Sistema de Monitoramento

O Sistema de Monitoramento da Enel auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, todo o Ceará. O trabalho é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Controle do Sistema (CCS), a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.


Cuidados em casa durante tempestade:

-Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

-Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

-Evitar consertos de instalações elétricas;

-Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.


Cuidados fora de casa durante tempestade:

-Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

 

*Da redação do BFJR, com G1 CE.