domingo, 20 de junho de 2021

Reserva de AstraZeneca substituirá vacinas da Janssen e garantirá continuidade da vacinação no Ceará

(Foto: Helene Santos/Governo do Ceará)

Apesar do contratempo na entrega do primeiro lote da vacina Janssen ao Brasil, a aplicação de D1 no Ceará não será atrasada, pois uma reserva estratégica de doses da AstraZeneca irá garantir a continuidade da imunização contra a Covid-19. É o que afirma Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância Sanitária e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).


A especialista orienta os municípios cearenses a se mobilizarem durante a próxima semana para garantir o máximo possível de doses aplicadas. O Estado recebeu nesta sexta-feira, 18, a 34ª remessa de imunizantes: 98.280 doses da Pfizer e 63 mil da CoronaVac. Com isso, chega a 4.412.418 o número de doses recebidas, das quais 3.586.190 foram aplicadas até essa quinta-feira, 17.


Para facilitar o acesso da população à vacinação, Magda alerta que as gestões municipais devem descentralizar os postos de imunização. “A gente pede mobilização intensa [durante] essa semana dos municípios, para que na próxima remessa, no próximo lote, a gente já tenha avançado bastante na vacinação aqui no Estado”, disse a secretária.


Por fim, Magda celebrou mais de 1,5 milhão de cadastros realizados apenas em junho na plataforma Saúde Digital. Ao todo, já são 4.035.882 pessoas cadastradas no sistema de vacinação. No começo do mês de junho, apenas 2,1 milhões de pessoas estavam cadastradas na plataforma. O número quase dobrou em menos de um mês no Estado.

 


*Da redação do BFJR, com O POVO.