terça-feira, 20 de julho de 2021

As terras do Padre Cícero em Brejo Santo

Por: Victória Ellen

Pouca gente sabe, mas o Padre Cícero Romão Batista era proprietário de terras no município de Brejo Santo. É o que documenta uma recente pesquisa da professora Veridiane Rosa da Silva que cursa Mestrado Profissional em Educação na Universidade Regional do Cariri (URCA). 


Desde criança, a professora ouvia a história de que o Padre Cícero era proprietário de terras no município, mais especificamente na Vila Compra Fiado, e decidiu então aprofundar seus conhecimentos e aproveitar o tema para desenvolver sua pesquisa de mestrado. 

“Essa pesquisa veio apenas comprovar o que já era dito na oralidade pelas pessoas mais velhas da comunidade”, conta a professora.


A Comunidade Compra Fiado foi fundada em 1944 e promulgada ao status de Vila em 2021, localiza-se na Zona Rural do município de Brejo Santo e teve como primeiros moradores o casal Manoel Canuto e Dona Marcionila Alexandrina, avós da professora. O casal foi um dos primeiros da família a adquirir terras na Vila.


“Ouvia dos meus parentes que as terras do Compra Fiado pertenciam ao Padre Cícero, mas não havia ainda nenhuma documentação que comprovasse essa história'', destaca Veridiane, e afirma ainda que isso impulsionou sua busca por mais informações. 


“Em 2020 comecei a pesquisar nos cartórios e busquei documentos do meu avô, onde encontrei a primeira procuração do Padre Cícero que passava as terras para o Padre Antônio Lustosa, representante da Congregação de Juazeiro do Norte na época”, explica.


Para complementar a pesquisa do Mestrado, a professora Veridiane, juntamente com sua amiga, apoiadora do projeto de pesquisa, prima e também professora, Francisca Sandra de Sousa, criaram o projeto “Memórias do Compra Fiado” que registra em um perfil no Instagram (@memoriasdocomprafiado) a história da comunidade em posts com uma narrativa lúdica e criativa. 

Perfil @memoriasdocomprafiado no instagram

A professora Sandra postou, há alguns dias no perfil do projeto, a confirmação de que as terras da Vila Compra Fiado realmente pertenceram ao Padre Cícero. 


“Recebemos, hoje, do Cartório Nicodemos Feitosa, a certidão que comprova a escritura pública de compra e venda das terras do Compra Fiado à Congregação Salesiana de Juazeiro do Norte datada de 06 de setembro de 1944, comprada por Manoel Canuto e Ana Canuto. A congregação era testamenteira do inventário do Padre Cícero, segundo registros na comarca de Juazeiro datada de 25 de outubro de 1938 pelo valor de três mil cruzeiros. Já nesse tempo atendia pelo nome Compra Fiado e o documento descreve que na dita parte de terra continha um cercado e uma casa de taipa. Nada mais se continha. O terreno media 150 braças de largura mais ou menos e 600 braças de comprimento, limitando-se às terras de José Pereira, Pedro Belarmino, Manoel Inácio de Lucena e Francisco Farias de Oliveira, ao Nascente, Poente, Norte e Sul, respectivamente”, escreveu Sandra na publicação.


Agora, com o documento em mãos, a professora Veridiane afirma que continuará desenvolvendo a pesquisa e o próximo passo é saber quem doou as terras para o Padre Cícero.



*Da redação do BFJR.