quarta-feira, 14 de julho de 2021

Ceará registra aumento de 80% no número de apreensões de drogas no primeiro semestre de 2021

Foto: Divulgação/PMCE

A polícia do Ceará apreendeu, entre janeiro e junho de 2021, 2,4 toneladas de drogas em todo o Estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o total apreendido representa crescimento de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 1,3 tonelada de entorpecentes foi retirada de circulação.


De acordo com as estimativas, no último mês de junho houve um aumento de apreensões de cerca de 37,2%, quando se compara com o mesmo mês em 2020. Durante o período, as ações de policiais civis e militares, com apoio da tecnologia, resultaram na apreensão de 505,6 kg de drogas. Já no ano passado, foram 368,4 quilos de entorpecentes. Conforme SSPDS, todos os entorpecentes apreendidos em ações realizadas nas cidades cearenses são incinerados.


Para o titular da pasta, Sandro Caron, o combate ao tráfico de drogas é a maneira mais eficiente de cortar a principal fonte de renda de grupos criminosos. “O resultado positivo de apreensões de drogas é fruto de muita intensificação das ações de inteligência, que deram amparo ao policiamento preventivo e ostensivo, além das ações de investigação. Sempre estivemos atuando nesse pilar e com essa integração, os nossos policiais civis e militares conseguiram manter a efetividade das ações”, explica o gestor.


O secretário destaca, ainda, que o crescimento de apreensões de entorpecentes é constante no Ceará. Em 2020, foram recolhidas 8,3 toneladas de drogas das mãos de grupos criminosos, com um crescimento de 67% em comparação com 2019. “Isso mostra que as estratégias adotadas pelo Estado estão dando certo”, pontua Sandro Caron.



*Da redação do BFJR, com O POVO.