terça-feira, 20 de julho de 2021

Ceará vai receber doses da vacina russa Sputnik V ainda este mês

Foto: Vyacheslav Oseledko/AFP
As doses da vacina russa Sputnik V devem chegar ao Ceará ainda em julho, com um valor de 180 mil unidades. Além do Ceará, recebem os imunizantes os estados do Nordeste. A Anvisa liberou a aplicação da Sputnik V com restrição: cada estado deve aplicar a dose em, no máximo, 1% da população, para seja monitorada a eficácia do produto.


No Ceará, a cidade de Limoeiro do Norte, a 201 km de Fortaleza, será uma das primeiras cidades a aplicar a vacina Sputnik V.


"Em Limoeiro vai acontecer um estudo, de efetividade. E nos outros municípios que vamos aplicar, vamos aplicar para finalizar a vacinação em cada um desses municípios. Tenho a impressão que são mais quatro municípios além de Limoeiro. Um em cada região do Ceará", disse o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, em 13 de julho.


A previsão do Consórcio Nordeste é que o lote da primeira remessa de 190 mil doses desembarque no Brasil esta semana. Apesar de aquirir 5,5 milhões de doses da Sputnik V, o Ceará só poderá fazer a importação de 183 mil unidades, ou seja, duas doses em 91,5 mil pessoas (1% da população cearense). Conforme a Anvisa, a restrição é para facilitar as medidas de controle e supervisão dos efeitos.


Os 17 estados que já tiveram autorização da Anvisa para comprar o imunizante estão à procura de uma empresa para fazer o transporte da vacina. Segundo o Consórcio do Nordeste, a previsão é que as doses cheguem no aeroporto do Recife. Só depois de ter esse serviço de logística organizado, é que a Sputnik pode vir para o Brasil.

 


*Da redação do BFJR, com G1.