sexta-feira, 30 de julho de 2021

Cerca de 320 mil doses de vacinas contra Covid-19 devem chegar ao Ceará neste fim de semana

(foto: Thiara Montefusco/Governo do Ceará)

Ceará deve receber quase 320 mil doses de vacina contra Covid-19 neste fim de semana. A informação é do governador Camilo Santana (PT) em publicação na manhã desta sexta-feira, 30, um dia após a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) afirmar que casos da variante delta foram confirmados em passageiros que chegaram a Fortaleza. 


De acordo com Camilo, deverão chegar 173.160 doses da Pfizer e 146.800 doses da vacina CoronaVac. Ainda não há confirmação do horário de chegada pelo Ministério da Saúde, que envia as doses. Até o momento, mais de cinco milhões de pessoas foram imunizadas no Ceará. "Seguimos na luta para vacinar toda a nossa população o mais rápido possível", afirmou Camilo. 


Nesta semana, três novos lotes de vacinas foram enviados ao Estado em três dias. O mais recente chegou na manhã da quarta-feira, 28, com 93.600 doses da vacina da Pfizer. Conforme Secretaria da Saúde (Sesa), os imunizantes estão destonados para a aplicação da primeira dose (D1) e da segunda dose (D2).


Mais de 6,5 milhões de doses

De acordo com a contabilização da Sesa, o lote previsto para este fim de semana será o 57º a chegar com vacinas contra a Covid-19 no Ceará. Até o momento, o Estado recebeu 6.542.868 doses.


As doses levaram a um total de 1.595.174 pessoas que completaram a imunização contra a Covid-19 (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 17,36%* da população, de um total de 9,1 milhões de pessoas que residem no Estado. Em relação à primeira dose (D1), 3,8 milhões de pessoas receberam a vacina, contabilizando 41,60% da população do Estado. Ceará aplicou mais de 5,4 milhões de doses da vacina contra a doença em seis meses da campanha de vacinação contra a doença.


As informações são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa quarta-feira, 28.



*Da redação do BFJR, com O POVO.