sexta-feira, 23 de julho de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Maria Aparecida de Lima Martins(In Memoriam)


Maria Aparecida de Lima Martins(In Memoriam)

Declarações de amor e carinho

Hoje trago uma homenagem muito especial para alguém muito especial! Cada mensagem tem um toque de Aparecida, é e assim que acontece para os que se foram pela COVID. Na nossa história cotidiana de hoje não gostaria de trazer tristeza, mas memória! A história é assim, feita de pessoas que constroem pontes, e pelas declarações expostas Aparecida construiu um dos maiores legados: a amizade e o AMOR. Padre Fábio fala que as pessoas que se foram pela Covid são mais que significados e de fato o são. Hoje aqui fica claro o significado do que foi Aparecida, e com certeza continua sendo na eternidade. 



Aparecida nasceu no dia 24/06/1975 e partiu no dia 03/03/2021. Era casada com Francisco Lucena de Melo, seu filho Caio Melo de Lima. 

“Não sei por onde começar a falar de você, minha rainha. Mãe foram tantos momentos inesquecíveis, ainda não acredito na sua partida,  a morte é uma coisa que temos de certeza mais nunca estamos preparados nem para partir e nem ver quem a gente ama partir, tivemos sonhos, realizações, felicidades tudo isso juntos eu tinha a maior felicidade da minha vida mais não sei se aproveitei o bastante. A senhora não deixava nada a desejar, tinha defeitos pois como seres humanos somos falhos mais tinha tanta qualidade era mãe que eu nunca precisava pedir nada sempre sabia o que eu queria, tenha certeza mãezinha que eu sabia o quanto a senhora me amava eu sentia em mim esse amor mais agora só ficou um vazio tão grande. Obrigado por me ensinar o que realmente é a vida dar valor as pequenas coisas a senhora era uma mulher incrível. Dentre todas as qualidades era generosa, amava de verdade, ajudar o próximo, nossa casa sempre foi um ninho de amor, fartura não só no alimento, mas em carinho. Nunca imaginei estar escrevendo essas palavras não tão cedo mais como uma católica fiel a senhora sempre me falava que Deus sabe de tudo e que nunca devemos questionar. Saiba que te amo, a senhora falava que eu era um presente, que a Mãe Rainha tinha dado a senhora, mas tenha certeza que é ao contrário a senhora sempre foi meu presente. Não sabia o quanto doía perder uma pessoa que a gente ama. Mas hoje carrego comigo essa dor que não passa. O que estou escrevendo não é nem a metade do que a senhora significa pra mim. Nos últimos dia eu tive o prazer descuidar da senhora tinha tanta certeza que a senhora ia voltar pra casa mais o pior aconteceu. 

A senhora sempre foi guerreira desde pequena me lembro de todas as histórias que me contava e, depois de adulta continuou lutando dentre os obstáculos. A senhora sempre saía sorrindo dentre todas as dores que a senhora sentia estava sempre de pé além de mãe a senhora foi e é uma espiração para mim quero colocar em prática pelo menos um pouco do que a senhora me ensinou. Saudades minha vida sempre te amarei 

Seu Caio

Tia Aparecida (Maria Aparecida de Lima Martins) era uma pessoa de um coração enorme tinha o costume de ajudar e agradar a todos que lhe rodeava, sempre estava presenteando as pessoas. Outra característica marcante dela era de sentir a dor do outro, de se colocar no lugar das pessoas, do que elas estivessem passando naquele momento. sempre foi uma pessoa humilde muito alegre falava com todo mundo, gostava da vida, amava viver...comprar, comer, vestir passear .... Nunca deixou de fazer nada do que ela gostava. A pessoa mais querida e de todas as horas que já conheci, ficará para sempre em nossos corações.

Falar de Cida só me vem lembranças boas e gostosas… Quando criança recordo sempre da obediência a Papai e das bananas amassadas que ela fazia na madrugada quando eu acordava com fome… Ela sempre foi uma criatura humana, caridosa, compreensiva e amável. No seu dia a dia seu lema era ajudar a quem dela precisasse, marca impressa pelo nosso pai, 

Antônio Martins de Souza.

Já na fase adulta se revelou para nós como uma esposa dedicada e uma Mãe por vocação.

Ao chegarmos em sua casa encontrávamos sempre um lar extremamente limpo, organizado, mesa farta e um coração cheio de amor e receptividade. Impossível não nos sentirmos em casa.

Aparentava ser uma pessoa durona, mas no fundo era mole e doce como as deliciosas sobremesas que preparava.

A sua presença era tão agradável que a saudade se destaca pela ausência aqui deixada.

Te amo eternamente minha irmã!

Elaine MARTINS

Aparecida foi um exemplo de vida para quem a conheceu. Pessoa caridosa, filha obediente, irmã sempre presente, esposa dedicada, dona de casa zelosa, mãe amorosa e amiga confidente. Estava sempre pronta para ajudar, não media esforços. Mulher de muita fé, sempre confiou na província divina para tudo. Lembro que cumpriu fielmente a missão dada por pai de manter a casa de Deus (Capela de Senhora Sant’Ana) sempre limpa. Acredito firmemente que hoje, junto de pai, ela intercede a Deus por nós. Eternas saudades! 

Sua irmã, Verinha.

Titia foi um exemplo para nós. Uma tia presente, dedicada e sempre pronta para ajudar. Nos ouvia pacientemente e nos aconselhava amorosamente. Queria sempre o nosso bem, as vezes era dura quando precisava, coisas que só uma mãe faz por um filho. Era uma leoa a nos defender. Gostava de casa cheia, mesa farta e a família estava sempre em primeiro lugar. Amava nos encher de presentes e encontrava sempre uma maneira de nos mostrar como éramos especiais. 

Hoje sou Pai e desejo passar para o meu filho os maravilhosos ensinamentos que ela me deixou. 

Interceda a Deus por nós titia, que continuaremos a nossa missão aqui na terra, saudosos de ti. 

Seu sobrinho Mateus.

Aparecida, não é fácil nesse momento falar qualquer coisa que relacione a você, muito embora tenhamos convivido poucos e bons anos em família posso falar com precisão de sua pessoa... Me permita ... somos de geração de pessoas que valorizavam as pessoas como uma jóia a lapidar e que merecia todo cuidado... A família sempre em primeiro lugar, as pessoas em volta deveriam ser amadas e respeitadas sobre tudo, o simples prevalecia ao extraordinário ... Pois bem, somos de uma geração escassa onde as boas músicas falavam das injustiças sócias e que todos deveriam ser tratados com respeito e o amor devido ... A sua partida deixou uma lacuna enorme na vida de todos que convivia com seu sorriso diário e sua generosidade marcante, o que posso resumir nesse momento é que a dor dos familiares alimentam a esperança de um breve reencontro... Sempre serás amada por todos os familiares e amigos

Titia só eu é Deus e que sabe o que passa no meu coração como é difícil de aceitar a sua partida como dói dentro de mim, você era minha melhor amiga, sempre tão carinhosa comigo, me tinha como filha dizia sempre que me amava. Ai TIA como dói de falar de você, não tenho palavras pra te agradecer tanto amor que tinha por mim. Para mim você está sempre viva, ainda não aceito é nem acredito, onde você estiver titia saiba que te amo com todo meu coração, nunca vou te esquecer. Sempre com coração bom para ajudar qualquer pessoa, se fosse preciso tirava a roupa do corpo e dava, era tão generosa, cheia de virtudes obrigada minha TITIA por tudo. Te amo daqui até o céu.

Sua BINHA como você sempre me chamava ..

Camila Martins.

Fica assim o muito do que foi Aparecida em vida e que com certeza continua na eternidade. Gratidão aos familiares e amigos por nos trazer um pouco da pessoa dessa mulher que tão bem contribuiu na história do seu lugar, com uma palavra tão pequena: AMOR.