sexta-feira, 9 de julho de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Viva o Bem Aventurado Pierre Vigne!


Viva o Bem Aventurado Pierre Vigne! 

O MILAGRE DO PADRE VIGNE E O PROCESSO DE 

BEATIFICAÇÃO


No decorrer da história

Em nossa terra se deu

As Irmãs Sacramentinas

Através do Padre Vigne

O milagre aconteceu


Nossa História cotidiana traz o histórico do milagre ocorrido em Brejo Santo, e esta tem o privilégio de celebrar no dia 08 de julho, ontem, o dia do Padre Vigne, através do testemunho da Fraternidade Eucarística, grupo que vive a Espiritualidade Sacramentina. 

O MILAGRE DO PADRE VIGNE E O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

No mês de julho do ano (1987), precisamente dia 23, com muita alegria, foram recebidas na comunidade o CGP (Conselho Geral Pleno). Vieram as Irmãs Elza Maria, Ir. Marie Eduard, Ir. Concetta Maria, Irmã Zita, juntamente com Soeur Clotilde Marie, que veio ao Brasil com a missão de falar sobre o nosso fundador e o processo de beatificação do qual se encarregava. Com elas vieram também Ir. Raimunda Maria, Superiora de Bonfim. Em apenas 24 horas visitaram as comunidades onde as Irmãs trabalhavam e ficaram impressionadas com tão grande pobreza. Todas apalparam com os pés, com os olhos e, sobretudo com o coração, a situação carente do nosso Ceará.

No dia 03 de julho do ano de 1998 foi aberto na paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Brejo Santo - Ceará, o processo de Beatificação do Padre Vigne, fundador da Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento com uma Celebração Eucarística e estiveram presentes ao momento o Bispo D. Newton, Padre Dermival, Padre Bosco Cartaxo, Irmã Carmélia Padre José Fernandes, Padre José Sampaio, e Madre Marquerite, um advogado da cidade, Dr. Cícero Saraiva Rocha, Irmã Maria Alice e as Irmãs Sacramentinas residentes na cidade de Jamacaru (Irmã Vara Lúcia, Irmã Cileuza e Irmã Terezinha) e mais de 700 acompanhada de muito silêncio e respeito.

No dia 04 de1988 julho de começaram a ser ouvidas as testemunhas e tudo transcorreu com muita tranquilidade e segurança. Foi a continuação de um trabalho que começou a partir da cura de Ivanira Pinheiro  obtida pelas graças do Padre Vigne.

Ivanira Pinheiro foi acometida de um câncer no estômago, e segundo laudo médico, a doença já havia atingido o baço e parte do fígado. Ela volta da Capital, Fortaleza, onde aconteceu a cirurgia, desenganada, para sua cidade Brejo Santo a fim de morrer no meio da família.

O presumível caso de cura de Ivanira Pinheiro começou no dia 12 de fevereiro de 1988 quando, no leito de morte, ela pediu para receber todos os sacramentos. A extrema unção ou unção dos enfermos lhe foi dada pelo então Padre Dermival de Anchieta Gondim que, percebendo que ela estava morrendo, mandou chamar a Irmã Maria do Rosário, da Congregação Sacramentina para lhe dar a comunhão.

A partir deste momento tudo mudaria na vida de Ivanira. Junto com a Eucaristia Irmã Maria do Rosário levou a oração do Padre Vigne. Após ministrar a Eucaristia ela pediu a família que fosse feita uma novena para que o Padre Vigne pudesse interceder junto a Deus por Ivanira.

A partir de então Ivanira começou a melhorar e no nono dia de oração a paciente já estava andando. Um mês depois ela foi a Fortaleza para fazer novos exames e os médicos ficaram surpresos, pois não havia mais sinais de câncer. “A noticia da cura se espalhou em todo o Cariri” .

Depois de concluído o Inquérito sobre a Beatificação do Padre Pierre Vigne, em 19 de abril de 2004, o Papa João Paulo II reconheceu oficialmente, através de Decreto, como milagre a cura obtida por intercessão do Padre Pierre Vigne.

No dia 03 de 2004, foi realizada no Vaticano a cerimônia de Beatificação do Padre Vigne. O evento contou com a participação da miraculada Ivanira e de Irmãs da Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento.

Assim todos os anos a Congregação Sacramentina em união com as Fraternidades celebram o dia 08 de julho com muito fervor, pedindo ao Padre Vigne que interceda por nós e principalmente nesse ano de Pandemia, ele que travessou montanhas e viveu momentos como este possa nos ajudar a superar com fé. 



Bem-aventurado Pierre Vigne roga por nós.

- Discípulo e padre de Jesus Cristo

- Missionário da Eucaristia e portador de sua Luz

- Servidor à escuta do Espírito Santo

- Testemunho do Amor e da Misericórdia de Deus

- Paz e reconforto dos doentes/ Esperança daqueles que sofrem…

- Apóstolo de Maria « Belo Santuário de Deus »

- Servidor de Maria a Incomparável Rainha dos Céus….

- Missionário apóstolo da Unidade

- Evangelizador do povo de Deus, semeador do Evangelho