sábado, 31 de julho de 2021

Eleições suplementares em Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca acontecem neste domingo; confira

(Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Eleitores das cidades de Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca vão voltar às urnas neste domingo, 1º de agosto, para votar para prefeito e vice-prefeito. Os municípios vão passar por eleições suplementares, tipo de eleição que ocorre em algumas situações. Neste caso, quando a Justiça Eleitoral anula o registro de alguma candidatura ou cassa o diploma ou o próprio mandato de candidato eleito.


O horário de votação será o mesmo das eleições de 2020, das 7h às 17h. Segundo a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Edna Sabóia, a orientação é que, de 7h às 10h, eleitores com mais de 60 anos compareçam às suas seções eleitorais. Ela afirma que instituição trabalha para que as eleições suplementares nesses municípios ocorram de forma organizada e segura, principalmente no contexto da pandemia. 


"O maior cuidado da justiça eleitoral é com o cenário da pandemia, para evitar aglomerações. Estamos cuidando para fornecer ao eleitor toda essa segurança, como fornecimento de EPIs e todo o cuidado. A regra que foi adotada em 2020 também está sendo aplicada na eleição suplementar nos três municípios, onde é proibida a realização de eventos, caminhadas, carreatas e drive-thru", afirmou Edna em entrevista à jornalista Nildênia Damasceno, da rádio CBN Cariri. 


Além de poder recorrer ao Disque Eleitor 148 para eventuais dúvidas, a coordenadora orienta a utilização do aplicativo e-Título. "Ele serva para ele verificar onde ele vota e onde está situada a sua sessão. A orientação é se organizar, procurar o seu candidato e não demorar no local de votação. Isso garante não só a sua segurança, mas a de todos", destaca. A plataforma também é útil para justificar o voto caso necessário. 


Além disso, devido a ausência da identificação por biometria, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve sua caneta para assinar o caderno de votação. 


Ao todo, devem votar um total 69.012 eleitoras e eleitores nas urnas eletrônicas das 254 seções eleitorais, distribuídas nos 116 locais de votação dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca. 

• Martinópole – 9.347 eleitores(as), que votarão em 33 seções, distribuídas em 9 locais;

• Missão Velha – 27.602 eleitores(as), que votarão em 92 seções, distribuídas em 36 locais; e

• Pedra Branca – 32.063 eleitores(as), que votarão em 129 seções, distribuídas em 71 locais.


A apuração dos votos nos três municípios será realizada nas sedes das respectivas Zonas Eleitorais. A totalização de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca será realizada pelas Zonas Eleitorais respectivas e os resultados serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que os resultados sejam publicados até as 22 horas.


*Da redação do BFJR, com O POVO.