quarta-feira, 7 de julho de 2021

Marcos Lessa faz live nesta sexta, 9/7, às 20h, com Roberto Menescal, lançando clipe e destacando o disco "Deslizando na Canção"

(foto: Guilherme Silva)
Uma das mais aplaudidas vozes brasileiras, Marcos Lessa apresenta seu disco "Deslizando na Canção", produzido por Roberto Menescal, em live especial nesta sexta-feira, 9/07, às 20h. 


O cantor cearense contará com um super quinteto e com a participação online de Menescal na live transmitida pelo canal Marcos Lessa no YouTube, com apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), como projeto aprovado no VIII Edital das Artes.


O show arrecadará recursos para o Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB) e marcará o lançamento do clipe da música "Pelo avesso do tempo", com Marcos Lessa e Menescal


"E o barquinho coração, deslizando na canção...". Tão natural quanto cantar junto o clássico de Menescal e Bôscoli é se deixar levar pela envolvente beleza do disco "Deslizando na Canção", do cantor e compositor cearense Marcos Lessa, intérprete que ganhou notoriedade em todo o País no programa The Voice Brasil e consolidou uma carreira de muitos elogios à sua voz de timbre grave e elegante, de muito suingue, divisão, sentimento, e à sua precoce maturidade em levar adiante algumas das melhores tradições da música brasileira.

 

O álbum foi lançado em todo o Brasil pela gravadora Biscoito Fino e será destacado em live especial na sexta-feira, 9/07, às 20h, no canal Marcos Lessa no YouTube. O disco traz inéditas de Menescal e parceiros como o próprio Marcos Lessa, Pio Rodrigues e Macêdo Barbosa e Dalwton Moura, parcerias de Menescal com Jotabê e Reginaldo Mil, de Marcos Lessa com Pio Rodrigues e Lucas Abude, canções de Evaldo Gouveia, Paulo César Pinheiro, Abel Silva, Fausto Nilo, Gilson Vieira, Cazuza, João Donato e Marcos Valle. 

 

A produção é assinada por Roberto Menescal, 83 anos de inestimáveis contribuições à música brasileira. O mestre da bossa, que participará da live, fez do novo disco uma celebração de seu modo de viver a música. E um convite para que públicos mais amplos, no Brasil e no exterior, possam conhecer, reconhecer e desfrutar todo o talento do jovem Marcos Lessa. 

 

"Fora a Elis Regina e o Emílio Santiago, nunca vi ninguém chegar assim e gravar todas as vozes de um disco no mesmo dia", ressalta o capixaba Menescal sobre o trabalho com o cearense Marcos no famoso estúdio da ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, aonde só se chega pegando... um barquinho. 

 

Live: Marcos Lessa em grande companhia

Na live, que será transmitida do espaço da empresa RCE no shopping RioMar, seguindo todos os cuidados de prevenção à Covid-19, Marcos Lessa contará com representantes do primeiro time de músicos atuantes no Ceará: Dudu Holanda (violão), Miqueias dos Santos (baixo), Tito Freitas (piano), Adriano Azevedo (percussão) e Thiago Rocha (sopro). 

 

De maneira inédita, para agregar ainda mais diversidade e riqueza ao show, o repertório terá também a releitura de alguns afro-sambas ("Água de Beber", de Tom Jobim, "Berimbau", de Baden Powell e Vinicius de Moraes, entre outros), a serem interpretados com a participação de músicos do Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB), com berimbaus e instrumentos percussivos, coro de vozes e uma roda de capoeira. 


Live beneficente e lançamento de clipe

A live arrecadará recursos para o Centro Cultural Água de Beber (CECAB). Além do show, Marcos Lessa fará, como contrapartida ao apoio da Secultfor, uma roda de conversa em formato virtual voltada ao Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), com ampla divulgação e aberta ao público em geral, em especial à população jovem de bairros com menor IDH de Fortaleza.


A live também marcará o lançamento do clipe da música "Pelo avesso do tempo", de Roberto Menescal e Dalwton Moura, interpretada por Marcos Lessa e Roberto Menescal. A música faz parte do disco "Deslizando na Canção".

 

"Este disco e esta live são, antes de tudo, uma celebração à música brasileira, em especial à bossa nova. Ser um jovem artista cearense e poder ter viajado ao Rio de Janeiro para produzir esse disco ao lado de Roberto Menescal, um dos fundadores da bossa nova, foi uma oportunidade ímpar, um encontro entre gerações. Ter um disco lançado pelo Biscoito Fino, gravadora que já lançou discos de artistas como Nana Caymmi, Maria Bethânia, dentre outros, soma forças e mostra a relevância deste momento que é um marco em minha carreira", destaca Marcos Lessa.

 

"Poder apresentar este repertório, preparado com muito carinho e esforço, é um sonho meu. Somado a isso, vamos abrir espaço para dar visibilidade ao projeto CECAB. Berimbaus, instrumentos percussivos e uma roda de capoeira comporão o momento que será o ponto alto da noite. Uma experiência nova em minha carreira, uma importante interação entre linguagens e expressões artísticas diversas", ressalta o cantor. 


O disco "Deslizando na Canção" foi lançado em 2019, com shows no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e no Blue Note São Paulo, ambos com a participação de Roberto Menescal. "Esse disco é mais uma iniciativa minha de seguir produzindo, mostrando que existe esse repertório maravilhoso, que nossos ídolos que criaram a bossa nova e tantas canções tão bonitas continuaram compondo, continuam presentes. E nós continuamos insistindo para que mais gente tenha acesso a essa música, possa se encantar com ela, como nós nos encantamos", define Marcos Lessa. O disco está disponível em CD físico e em todas as plataformas digitais. 

 

SERVIÇO:

Live Marcos Lessa - Deslizando na Canção. Sexta-feira, 09/07, às 20h, no Canal Marcos Lessa no YouTube. Participação: Roberto Menescal (online) e músicos do Centro Cultural Água de Beber (CECAB). Banda: Dudu Holanda (violão), Miqueias dos Santos (baixo), Tito Freitas (piano), Adriano Azevedo (percussão) e Thiago Rocha (sopro). Apoio: Secultfor/VIII Edital das Artes. O público poderá fazer contribuições a serem destinadas ao CECAB.


*Da redação do BFJR, com Ascom.