quarta-feira, 7 de julho de 2021

Novo lote com mais de 600 mil vacinas da Pfizer chega ao Brasil nesta quarta (7)

 Foto: Adilson Silveira
A farmacêutica americana Pfizer entrega ao Brasil, nesta quarta-feira (7), mais 600,2 mil doses da vacina contra a Covid-19. A remessa, o 21º lote do imunizante enviado ao país pela empresa, vai chegar pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no período da noite. A empresa não informou o horário exato do pouso.

No dia 1º de julho, a farmacêutica finalizou o envio de 2,4 milhões de doses em três voos na semana, totalizando 15,5 milhões de vacinas da Pfizer/Biontech entregues ao Brasil até agora, provenientes do acordo da empresa com o Ministério da Saúde.

Com o lote desta quarta, o total chega a 16,1 milhões das 200 milhões de doses do imunizante contratadas pelo governo federal. A companhia diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

A remessa desta semana, de 600,2 mil doses, é menor do que as entregues pela farmacêutica recentemente, quando foram enviadas, nas últimas quatro semanas, 2,4 milhões de vacinas em cada uma, sempre divididas em três voos. A assessoria da Pfizer afirmou que os maiores envios do mês serão realizados "na última quinzena".


No dia 20 de junho, a Pfizer enviou ao Brasil a primeira remessa de doses da vacina por meio do consórcio global Covax Facility. A entrega foi de 842 mil imunizantes.

As entregas

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com segurança da Polícia Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).


*Da redação do BFJR, com G1.