quinta-feira, 29 de julho de 2021

Universidade Estadual do Ceará desenvolve teste rápido de Covid-19, com resultado em até 5 minutos


Um novo formato de teste rápido para detecção do coronavírus, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), apresenta resultado em até cinco minutos. O exame é coletado a partir de saliva ou secreção nasal, mas ainda não está sendo utilizado no estado, pois precisa ter patente autorizada e aprovação do comitê de ética científica.

De acordo com a Universidade, o teste desenvolvido é "tão eficaz quanto o RT-PCR", considerado o exame padrão-ouro para o diagnóstico de Covid-19. O PCR é realizado também por meio de swab (cotonete) e tem maior sensibilidade no resultado quando realizado entre o 3º e o 7º dia de sintomas.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM), da Uece, a professora Izabel Florindo, o teste aplicado pode ser feito em crianças e até em pessoas internadas.
"Basta pegar uma gotinha de saliva para fazer o teste. O método também é ideal para fazer triagem e monitoramento em grandes eventos, como as Olimpíadas, por exemplo, em que é preciso testar todos os participantes de forma rápida”.
Sem citar números, a universidade afirmou que o teste rápido é mais barato do que o PCR. Além disso, acrescentou que a técnica é simples e não invasiva. Segundo a Uece, o exame pode "contribuir de maneira significativa no rastreio de pessoas infectadas, sejam elas sintomáticas, sejam assintomáticas".

Conforme a instituição, o teste fornece resultados de forma segura e não demanda mão de obra extremamente qualificada no processo de análise.

De acordo com o pesquisador do LBBM, Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves Moura, o modelo tem alta sensibilidade e elevada especificidade. "Já estamos em fase final de elaboração da redação para pedido de patente e, no momento, estamos escrevendo projeto para conseguir financiamento e aprovação do Comitê de Ética para validação clínica".

*Da redação do BFJ, com G1.