quarta-feira, 7 de julho de 2021

Variante Delta pode ter chegado ao Ceará, mas cuidados não mudam, dizem especialistas.


Com um total de 15 casos confirmados no Brasil, a variante Delta poderá circular em breve por todo o País, inclusive no Ceará. As expectativas da chegada da variante em todos os estados são esperadas por especialistas na área da saúde. Segundo eles, o contágio do vírus é favorecido sem a imunização coletiva, ainda não alcançada no Brasil, junto à falta de um sequenciamento genético mais rápido.

A variante B.1.617, conhecida popularmente como a variante indiana, é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como "de preocupação global" por ter contribuído para a mais recente - e intensa, terceira onda da pandemia no país asiático. No Brasil, os casos mais recentes confirmados foram na região Sudeste na última terça-feira, 6.

No Ceará, ainda não há casos da variante Delta confirmados. A Secretaria da Saúde (Sesa) informou, em nota ao O POVO, que a única variante detectada no Estado é a P1 - ou gama, inicialmente identificada em Manaus -, e a vigilância epidemiológica segue ativa para identificar casos cearenses de outras cepas que já circulam no Brasil. Os primeiros casos da variante manauense foram identificados no Ceará em fevereiro deste ano. 

*Da redação do BFJ, com O Povo.