quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Camilo Santana inaugura primeiro presídio de segurança máxima do Ceará

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador Camilo Santana inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 4, o primeiro presídio de segurança máxima do Estado no local onde funcionava antes o Instituto Penal Paulo Sarasate, em Aquiraz. São 168 vagas com parlatório, em celas individuais, para presos mais problemáticos. É a primeira unidade estadual do Brasil desse estilo. As outras unidades de segurança máxima são todas federais


“A importância dessa unidade para o sistema prisional, toda a mudança da estrutura é um ganho para o Estado. Hoje o Ceará tem, do ponto de vista do sistema estadual, o mais seguro sistema carcerário”, afirma o governador. Ao lado do titular da Secretaria da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, Santana visitou toda a unidade. 


Um total de 203 câmeras para fazer o controle em 360 graus  e com visão noturna foi instalado. Além dos agentes penitenciários, a unidade conta com o patrulhamento de cães de guarda.


O governador visitou a unidade, passando pelo detector de metais. Todo o material que entra no presídio passa por um aparelho de raio x para evitar que armas, celulares, drogas e outros materiais proibidos cheguem aos detentos. O presídio conta com dois parlatórios, um para as visitas dos advogados e outro para outras visitas de familiares. Durante os encontros, os presos não têm nenhum contato físico com os visitantes.


O presídio conta ainda com uma sala para julgamentos online, sem a necessidade que o preso se desloque do presídio para as audiências. Ele pode acompanhar e participar do julgamento do próprio presídio.


Um aparelho de body scan foi instalado na unidade para indicar se a pessoa escaneada está levando drogas no estômago, na vagina ou outros lugares, evitando também a revista íntima.


O presídio conta com consultório médico e odontológico para os detentos.


*Da redação do BFJR, com O POVO.