sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Cariri - Alvará de clínica onde 33 mulheres eram mantidas presas em celas é suspenso


A clínica de repouso onde 33 mulheres eram aprisionadas em celas teve o alvará sanitário suspenso pela Secretaria de Saúde do Crato após a polícia descobrir as condições sub-humanas em que as internas viviam no local. A informação foi repassada pela pasta na manhã desta sexta-feira (13).

Conforme a secretaria, a clínica, que funcionava desde 2015 e abrigava idosas e internas com problemas psiquiátricos entre 30 e 90 anos, tinha alvará sanitário emitido em novembro de 2020, como casa de acolhimento, com vigência até novembro de 2021. Na ocasião da emissão, segundo a Secretaria de Saúde, o local "'apresentava condições salubres e de funcionamento".

"Após visita, foram verificadas, naquele momento condições salubres e de funcionamento, com apresentação de vistoria do Corpo de bombeiros, planos de contingência para enfrentamento do coronavírus e outros documentos necessários, e o mesmo teria vigência até novembro de 2021", afirma o órgão em nota.

Porém, após a operação da Polícia Civil que prendeu o diretor do local Fábio Luna dos Santos, de 35 anos, por abuso sexual contra duas internas e flagrou as mulheres presas no local, uma nova vistoria foi realizada pela Vigilância Sanitária, que "constatou a área não existente ou omitida na visita anterior".

"Diante da denúncia, a Vigilância Sanitária realizou visita ao local e constatou área não existente ou omitida na visita anterior, apresentando não conformidades estruturais, em condições insalubres, não sendo possível o funcionamento do serviço. Assim, o referido serviço tem o seu alvará sanitário suspenso", disse a Secretaria.

*Da redação do BFJ, com G1.