quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Ceará - Funcionário terceirizado de secretaria fraudava sistema de tornozeleiras em troca de dinheiro


Um funcionário terceirizado da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) e outras nove pessoas foram alvos de mandados de prisão na manhã desta quinta-feira (12), pela Polícia Civil do estado. O homem, que era advogado e exercia cargo de confiança na assessoria jurídica da pasta, fraudava o sistema de monitoramento eletrônico em troca de vantagem financeira.

Até a publicação desta reportagem, conforme a Polícia Civil, o servidor havia fugido e estava sendo procurado. Ao todo, foram expedidos 10 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Eusébio. Cinco pessoas já haviam sido detidas até às 12h desta quinta.

Segundo o coordenador do Centro de Monitoração Eletrônica de pessoas, Paulo Roberto Rabelo, o funcionário era advogado e responsável pela análise das decisões judiciais que flexibilizavam o cumprimento da pena de pessoas em conflito com a lei.

"Nessas decisões judiciais, vinha muito bem descritas os tipos de restrições que os monitorados precisavam obedecer. Ele fazia uma transcrição para os documentos de monitoração e no próprio sistema de maneira divergente do que era determinado pelo juiz. Era uma espécie de adequação que gerava afrouxamento daquelas limitações. Assim, os criminosos beneficiados tinham mais facilidade para atuar nas mais diversas frentes", disse o policial penal.

*Da redação do BFJ, com G1.