terça-feira, 31 de agosto de 2021

Ceará registra primeiro óbito pela variante Delta; paciente não tomou vacina contra Covid


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registra o primeiro óbito de paciente infectado com a variante Delta do coronavírus no Estado. O homem de 45 anos, residente de Fortaleza, estava internado em hospital particular desde o dia 6 de agosto e faleceu no último domingo (29). Ele não havia tomado a vacina contra a Covid-19 e apresentava obesidade.

Dos 96 casos identificados com a cepa indiana do coronavírus no Ceará, 28 (29%) foram vacinados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19; destes, 16 completaram o esquema vacinal. “Este dado serve de alerta para a população se conscientizar da importância da vacinação como a principal arma para lutarmos contra essa pandemia.

Quem toma a vacina protege a si e à coletividade. Outra medida importante com a chegada da variante Delta no Estado, inclusive com circulação comunitária, é o reforço do protocolo sanitário, com uso de máscara, álcool 70%, higiene frequente das mãos, além de evitar aglomeração.

A Sesa e os municípios reforçam as barreiras sanitárias nos aeroportos e rodoviárias. Todos têm que fazer sua parte, tanto o poder público como a população”, destaca o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

*Da redação do BFJ, com SESACE.