sexta-feira, 13 de agosto de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Maria Nativa Alves (in memoriam).  Um ano de saudades, nossa eterna gratidão!

Maria Nativa Alves (in memoriam). 

Um ano de saudades, nossa eterna gratidão!



Hoje a nossa História cotidiana expressa com muito carinho nossa gratidão a Maria Nativa (in memoriam) por ter construído junto com seu esposo o comerciante Luiz Pedro de Lima (Luiz Caracuí, in memoriam) a história da nossa cidade. Sim, um casal que merece nosso reconhecimento e carinho. E hoje nossa história faz memória de um ano da partida inesperada da nossa querida Maria Nativa que deixa uma saudade imensa aos seus familiares e aos que fazem a cidade. Maria Nativa deixa um legado precioso que o de uma família unida, dos filhos encaminhados não só na educação, mas nos caminhos da Fé. Não se encontrava com Maria sem sua marca registrada: o sorriso. 


Maria Nativa Alves, nasceu em 08 de setembro de 1950, Dia da Natividade de Nossa Senhora. Por isso motivo levou o nome de Maria Nativa. Primeira filha do casal João Amaro Sobrinho (Joca Amaro) e Tereza Alves de Moura. Foi criada com seus avós paternos, José Amaro e Dulcineia Alves, desde o dia que nasceu e por isso os chamava de pai e mãe. 

Maria Nativa morou durante toda sua infância e juventude no Sítio Cabaceira. Fez o curso primário em Brejo Santo-CE e depois o ginásio no Colégio Santa Tereza, na cidade do Crato-CE. Casou aos 27 anos com o comerciante Luiz Pedro de Lima (Luiz Caracuí) e dessa união teve sete filhos: Inaldo Alves Lima(faleceu aos quatro meses de vida), Maria Luciana Alves Lima Rocha (casada com Wagner David Rocha), Maria Luciene Alves Lima, Daniel Alves Lima, as gêmeas Maria Laiene Alves Lima e Cícera Luana Alves Lima, e o caçula Danilo Alves Lima. Dos filhos ela ganhou cinco netos: Lays Alves Vasconcelos, Wladja Luine Alves Rocha, Luan Alves Vasconcelos, Wanara Luísa Alves Rocha e Luiz Miguel Farias Lima.

Desde que casou residiu na rua Mizael Fernandes Pinheiro, ao lado da Matriz Sagrado Coração de Jesus. 

Dona Maria era conhecida por sua simplicidade em se comunicar com as pessoas. Sempre abnegada, caridosa e cheia de muita fé conduziu sua família transmitindo valiosas lições de doação incondicional aos seus.

Em julho de 2020 foi acometida pela covid 19 e em 11 de agosto fez sua passagem para a eternidade.

Onde estiveres Maria Nativa, e sabemos que estás na eternidade nos braços do Pai e no colo de Nossa Senhora a olhar por sua família que tanto amava, externamos nossa eterna gratidão pelo legado da amizade, do sorriso, da dignidade, do respeito e principalmente do amor.

Agradeço a Luciana sua filha que me enviou o texto representando todos os filhos, por conceder o espaço em publicar sobre Maria Nativa e sua grandiosa pessoa e por nos deixar como presente os filhos, netos e os que virão como os tesouros preciosos lapidados com muito amor.