sexta-feira, 20 de agosto de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Parabéns aos historiadores de Brejo Santo!


Parabéns aos historiadores de Brejo Santo!

“Veio para contar o que não jus a ser glorificado e se deposita grânulo no poço da memória”
Drummond

Hoje na nossa história cotidiana trago todos os nossos conterrâneos historiadores, no mês do aniversário do nosso município, todos merecem nosso respeito e gratidão. Ontem foi o dia Nacional do Historiador, a data foi criada em 2009 e remete ao aniversário de nascimento do diplomata e escritor pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910), um dos principais líderes abolicionistas no Brasil.
 
Não é fácil escrever como historiador nos tempos atuais, onde o negacionismo se encontra muito presente. Enfim, a pesquisa precisa ser realizada, o estudo precisa ser realizado, a escrita precisa ser fiel muitas vezes. Brejo Santo é rico por que abriu esse espaço e possui muitos pesquisadores e historiadores que amam o que fazem e se dedicam com carinho pela história do lugar se encontram presentes em nossa cidade.

Temos ainda os professores que se dedicam no dia a dia na sala de aula, os que estão na linha de frente e enfrentaram a formação docente e estão na luta frente ao negacionismo, como afirma a historiadora Elizabet Remigio, autora do livro As Brigadas Muralistas e as Campanhas de Arraes (Cepe, 2017): “Estamos vivendo um momento histórico onde o negacionismo encontra-se muito presente. A negação à escravidão, a crítica às comunidades afrodescendentes e indígenas, a exaltação dos tempos sombrios da Ditadura Civil-Militar passou a integrar os discursos oficiais do Governo Federal. As redes sociais tornaram-se o palco da disseminação de fake news e por esse motivo o trabalho do historiador(a) torna-se ainda mais necessário”.

Convido assim, nesse momento histórico todos os que fazem a história e os que a escrevem, os que pesquisam tornar esse momento ímpar e que de fato fiquem não só na memória mas no coração de todos.

Parabéns a todos os colegas brejossantenses! Continuemos com os nosso registros,com as nossas pesquisas por que o povo merece.