quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Juazeiro do Norte - Romaria de Nossa Senhora das Dores conta com programação virtual e presencial


No último sábado, 14, a Basílica Santuário de Juazeiro do Norte lançou a programação da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores de 2021, que vão do dia 1º a 15 de setembro próximo.

Os atos litúrgicos (missas, ofícios e oração do terço), acontecerão de forma presencial respeitando o último decreto governamental que permite 70% da capacidade em templos religiosos. Já os momentos tradicionais que geram aglomerações (cavalgada, show do chapéu e procissões), acontecerão de forma virtual.

Os eventos virtuais terão transmissão ao vivo pela TV Web Mãe das Dores, bem como pessoas presentes no local poderão assistir por meio de telões implantados, sem que sejam geradas aglomerações. Em entrevista à Rádio CBN Cairiri, o Padre Cícero José, pároco da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, informou que uma reunião com a prefeitura do município está marcada para essa quinta-feira, 26, a fim de serem pensadas estratégias para receber os visitantes, tendo em vista que a cidade não está fechada.

“A cidade não está fechada para visitantes, então a nossa missão é acolher aqueles que estão chegando, dentro da capacidade que nos é permitida”, explica o pároco. Para que todos os romeiros consigam participar, as missas estão com vários horários no decorrer dos dias, sendo, na Basílica Santuário, os horários de 6, 9, 12 e 18 horas, enquanto que na Capela do Socorro as missas ocorrerão às 7, 10, 15h30min e 17 horas.

A pré-festa já tem acontecido desde domingo, 15, se encerrando no dia 31 de agosto. Já a festa acontece do dia 1º ao dia 15 de setembro, com destaque para os dias 10, 11, 12, 13, 14 e 15, quando ocorre a festa e romaria. O pároco informou que o uso de máscara se faz obrigatório, bem como a importância de higienizar as mãos e manter o distanciamento social com a finalidade de não propagar a Covid-19 e suas variantes.

Para garantir lugar nas missas em seus mais diferentes horários, não é permitido guardar acentos antecipadamente e não há meios de fazer reservas. Os lugares serão preenchidos por ordem de chegada, com entrada encerrada quando a capacidade de 70% for estabelecida.

*Da redação do BFJ, com O Povo.