quarta-feira, 18 de agosto de 2021

PF entrega a museu fósseis contrabandeados do Cariri


A Polícia Federal assinou na manhã desta quarta-feira (18) um termo de guarda no qual entrega ao Museu Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), 237 fósseis contrabandeados por um esquema criminoso de tráfico. As peças de valor histórico-cultural são de origem da Chapada do Araripe e foram alvo da Operação Santana Raptor, realizada em outubro de 2019.

A região, formada pelo municípios de Nova Olinda, Santana do Cariri e até Missão Velha, por exemplo, é uma das três mais ricas do mundo na quantidade de fósseis. Formados há cerca de 110 milhões de anos, eles são vendidos no exterior, conforme órgãos de investigação, por até 150 mil dólares cada um, a depender da sua importância.

A Polícia Federal assinou o termo provisório após determinação da Justiça Federal para que as peças ficassem sob guarda do museu, que realiza pesquisas paleontológicas com os fósseis da região. Todos os materiais foram apreendidos em casas ou escritórios dos alvos da operação, em outubro de 2020.

De acordo com a PF, o inquérito sobre o caso ainda está em conclusão, uma vez que são aguardadas análises periciais em objetos apreendidos na Santana Raptor.

*Da redação do BFJ, com G1.