domingo, 29 de agosto de 2021

Variante Delta pode dobrar o risco de internação, revela estudo

Foto: Reprodução

Um estudo publicado na revista The Lancet nessa sexta-feira, 27, concluiu que pacientes infectados com a variante Delta do novo coronavírus têm mais que o dobro do risco de precisar de internação hospitalar se comparado com a variante Alfa.


Realizado na Inglaterra, o estudo analisou 43.338 casos de pacientes com Covid-19, infectados com as variantes Delta e Alfa, entre março e maio deste ano. A maioria dos pacientes analisados (74%) não havia sido imunizada contra a doença, 24% dos participantes receberam apenas a primeira dose, e 1,8% tinham completado o esquema vacinal.


Os resultados sugerem ainda que os surtos da variante Delta em populações não vacinadas podem levar a uma carga maior nos serviços de saúde do que a variante Alfa. 2,3% das pessoas infectadas com a Delta e 2,2% das pessoas infectadas com a Alfa precisaram ser internadas. Pacientes infectados com a variante Delta eram, em média, mais jovens.


Após ajuste na análise, levando em consideração fatores que agravam a doença, como idade, etnia e contexto de vacinação, os pesquisadores descobriram aumento de 2,26 vezes no risco de internação em decorrência da infecção pela variante Delta, em comparação com a Alfa.


Durante o período do estudo, 80% das pessoas estavam infectadas com a variante Alfa, detectada originalmente no Reino Unido, e 20% com a Delta, registrada inicialmente na Índia. A proporção de casos da Delta, no entanto, cresceu nos meses seguintes, representando cerca de dois terços dos novos casos de Covid-19 registrados no país.


*Da redação do BFJR, com O POVO.