sexta-feira, 3 de setembro de 2021

03 de Setembro - Dia do Biólogo

O Dia do Biólogo é comemorado anualmente em 3 de setembro no Brasil. Esta data homenageia o profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções etc. O seu trabalho também é de extrema importância para combater o controle de pragas e garantir a preservação ambiental.


Origem do Dia do Biólogo

Este dia corresponde à data da regulamentação das profissões de Biólogo e de Biomédico no Brasil, através da Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.


O que um biólogo faz?

Biólogos trabalhando em meio à natureza


O profissional de biologia pode trabalhar no ensino ou em pesquisa científica. Há várias áreas para escolher: ambiental, biotecnologia e saúde.


No ensino, o licenciado em Biologia pode dar aulas na educação básica (fundamental e médio).


No meio ambiente, o biólogo pode trabalhar na preservação da fauna e da flora. Assim, pode estudar esses aspectos em locais onde seu serviço seja solicitado, emitindo pareceres e prestando consultoria sobre implementação de programas de preservação ambiental.


Na biotecnologia, o biólogo pode trabalhar no desenvolvimento de produtos. Nessa área, o profissional realiza pesquisas com o auxílio dos diversos tipos de equipamentos de laboratório que dispõe e fornece os resultados de pesquisa aos interessados.


Na saúde, o biólogo pode atuar na elaboração de políticas de saúde com o intuito de conscientizar a população e, assim, auxiliar no controle de algumas epidemias e doenças. Além do que há a área da pesquisa genética.

 


*Da redação do BFJR, com Calendarr.